Brasil

Uma pessoa morre e cinco estão desaparecidas no RS após ciclone atingir cidades do Sul

Outras duas pessoas estão desaparecidas no Rio Grande do Sul

Ciclone: São mais de mil homens e mulheres empenhados nessas tarefas de resgate (NASA Worldview/Reprodução)

Ciclone: São mais de mil homens e mulheres empenhados nessas tarefas de resgate (NASA Worldview/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de junho de 2023 às 12h39.

Última atualização em 18 de junho de 2023 às 09h13.

Uma pessoa morreu, em São Leopoldo, e cinco estão desaparecidas por conta dos temporais causados pelo ciclone extratropical que tem causado estragos desde a madrugada no Rio Grande do Sul. Em estado de alerta, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), orientou que os moradores da cidade não saiam de casa.

Ao menos 16 municípios do estado gaúcho registraram alagamentos: Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga. Estradas estão bloqueadas, voos foram cancelados e há falta de luz em várias regiões.

Segundo o portal "G1", em Santa Catarina, o ciclone extratropical deixou desabrigados, isolou comunidades e causou deslizamentos além de outros estragos. Na cidade de Praia Grande, os moradores também ficaram desalojados e viram outros bairros destruídos. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram o sofá de uma residência, encontrado no meio da rua, no centro da cidade, arrastado pela correnteza.

Vítimas

O governo do estado do RS, procurado pelo portal G1, divulgou a morte e um dos desaparecimentos foi em São Leopoldo cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Na mesma região, em Portão, foi registrado outro desaparecimento.

A vítima, de 23 anos, que morreu em São Leopoldo sofreu uma descarga elétrica, segundo o governador Eduardo Leite.

O homem que ainda está desaparecido estava em um carro arrastado pela correnteza de um riacho na madrugada quando começou o ciclone. De acordo com a Brigada Militar (BM), o desaparecimento ocorreu na esquina das ruas Felipe Uebel e Brusque, no bairro Rio Branco, local onde a ponte também foi levada pela água. O homem desaparecido estava junto do irmão, que foi resgatado pelos bombeiros. O Corpo de Bombeiros está em busca do homem ao redor da região.

Outros detalhes do desaparecimento de uma pessoa em Portão ainda não foram divulgados pelas entidades competentes, mas a prefeitura de Caraá afirmou que há registros de mais três pessoas desaparecidas na cidade. Até o momento de publicação desta matéria, a prefeitura não deu mais informações sobre os desaparecidos.</

Homem de 23 anos sofre descarga elétrica e morre no RS

A chegada de um ciclone extratropical próximo do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul provocou temporais em diferentes regiões do Sul. Em São Leopoldo, um homem de 23 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica, informou o governador Eduardo Leite. Outras duas pessoas estão desaparecidas até o momento.

"Também temos duas pessoas desaparecidas até o momento. Nossas forças de segurança e Defesa Civil estão mobilizadas para resgatar as vítimas e atender a população. São mais de mil homens e mulheres empenhados nessas tarefas.", escreveu o governador em sua conta do Twitter, na manhã desta sexta-feira.

O governador afirmou ainda que a situação do Rio Grande do Sul em decorrência do ciclone, é "uma situação grave, em especial para alguns municípios, e o governo está mobilizado para preservar vidas."

Quantas pessoas foram atingidas até o momento?

De acordo com o último balanço divulgado, cerca de 625 pessoas foram resgatadas por agentes da Defesa Civil estadual. Até o momento, 16 municípios já cancelaram as aulas nesta sexta-feira. Além disso, 460 mil imóveis estão sem energia elétrica afetadas pelas chuvas

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasChuvasCicloneRio Grande do SulDesastres naturais

Mais de Brasil

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União, calcula governo

Câmara aprova projeto que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade

Mariana Carvalho mantém liderança e vai a 56% em Porto Velho, diz pesquisa Quaest

Rose Modesto tem 31% e Beto Pereira, 25%, em Campo Grande, diz pesquisa Quaest