Brasil

Chuvas no RS: como está o nível do Guaíba?

Após queda de 25 cm, chuva faz nível do Guaíba voltar a subir

Chuvas no RS: Guaíba volta a subir (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Chuvas no RS: Guaíba volta a subir (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2024 às 09h16.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

Após um dia de queda constante, superior a 1 centímetro por hora, o nível do Guaíba voltou a subir na manhã desta quinta-feira, 9, na capital gaúcha. De acordo com a última medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), divulgada nesta quarta-feira, 8, a cota do curso d'água estava em 5,03 metros.

Na manhã de quarta, o Guaíba começou o dia com 5,28 metros até encerrar o dia em 5,03 metros. No domingo, o nível do lago chegou a 5,35 metros.

Entretanto, na manhã de hoje, a informação obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que o nível subiu para três centímetros, chegando a 5,06 metros.

O volume de águas no Guaíba voltou a aumentar depois da ocorrência de chuvas na região. A Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir na tarde desta quarta-feira a suspensão de operações de resgate por meio de barcos na zona metropolitana.

A solicitação foi motivada pelas chuvas na região, com possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas. A capital gaúcha enfrenta enchentes desde a última semana. Ao todo, o Rio Grande do Sul contabiliza 100 mortes decorrentes dos temporais.

"Atenção! Pedimos que os barcos em operações de resgate suspendam temporariamente suas atividades, devido à previsão de chuva de até 15mm, possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas na Região Metropolitana", publicou o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), na rede social X (ex-Twitter).

Acompanhe tudo sobre:ChuvasRio Grande do SulEnchentes no RS

Mais de Brasil

Percepção de violência aumentou mais em SP do que no restante do país, afirma Datafolha

Após visitar Bolsonaro, senador afirma que ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea

Após 100 dias de regulamentação das bets, governo aumenta cerco a ilegais e mira Bolsa Família

Moraes concede prisão domiciliar a Chiquinho Brazão por questões de saúde