Brasil

Chuvas intensas se concentram em pequenas regiões, mas alertas avançam no Sul; veja a previsão

No Nordeste, a chuva deve perder intensidade apenas a partir de quinta-feira

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 07h20.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A onda de chuvas intensas que se instalou sobre o Norte e Nordeste no início desta semana deve perder força nesta quarta-feira, 27. O alerta emitido Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deve atingir apenas uma pequena área na fronteira entre o Pará, Amazonas, Tocantins e Mato Grosso. No entanto, o alerta de chuvas moderadas continua atingindo grande parte do território nacional, e avançando pela região Sul.

O alerta laranja, que atinge apenas a fronteira entre os três estados, representa perigo, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h. Já a previsão de chuvas mais amenas abrange todo o estado do Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, e o Distrito Federal. São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Ventos no Sul

Já no Sul, o avanço de uma nova frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, combinado com a circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, vai estimular chuvas no estado gaúcho, segundo o Climatempo.

“Tem risco para temporais em Uruguaiana, Bagé e Pelotas. Porto Alegre vai ter uma segunda com bastante sol de manhã e à tarde, esquenta no decorrer do dia e volta a condição para algumas pancadas moderadas à noite”, diz o Climatempo. Já Santa Catarina e Paraná tem possibilidade apenas de um pouco de chuva, isolada, com mais foco no litoral norte catarinense.

Calor no centro-sul

No Sudeste, o calor segue forte. A semana permanece com pouca chuva e destaque para o retorno das altas temperaturas, especialmente durante as tardes. No Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, a previsão é de sol e poucas nuvens ao longo desta quarta-feira.

No Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, além da região sul do Mato Grosso e Goiás, o clima também é de calor, além do céu limpo, com pouca chance de chuva.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempo

Mais de Brasil

STF analisa hoje ações que criam regras para responsabilizar redes sociais por conteúdos; entenda

Custo Brasil pode ser reduzido em R$ 530 bilhões até 2035 com avanço de seis agendas estratégicas

PF: Plano para matar Moraes foi cancelado após recusa do exército em apoiar golpe

Gilmar Mendes autoriza retomada de escolas cívico-militares em São Paulo