Centro-Norte do Brasil segue sob alerta de chuvas intensas para esta terça (Reprodução)
Agência de notícias
Publicado em 22 de abril de 2025 às 07h31.
Última atualização em 22 de abril de 2025 às 07h31.
No primeiro dia após a volta do feriado prolongado de Páscoa, a previsão é de que grande parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste sigam enfrentando pancadas de chuvas ao longo do desta terça-feira, 22. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessas três regiões do país, apenas Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal e parte de Goiás terão tempo firme.
Mesmo fora da área deste aviso, o Sudeste também deve registrar chuva fraca ao longo do dia. Na região, entre as capitais, a máxima deve ser registrada em Vitória (28°C), com São Paulo não passando dos 24°C, Belo Horizonte dos 25°C e a cidade do Rio dos 27°C.
A região Sul é a única sem previsão de chuva. Em Porto Alegre, as temperaturas podem chegar aos 26°C, com céu parcialmente nublado, enquanto que Curitiba (máxima de 24°C e mínima de 12°C) e Florianópolis (máxima de 25°C e mínima de 16°C) terão céu nublado.
Segundo o Climatempo, a chuva na região é resultado de um lento deslocamento de uma frente fria, que encontra ar quente e úmido, favorecendo, assim, a formação de muita instabilidade nessa área.
"O principal destaque fica por conta da previsão de chuva intensa e com chuva intensa em curto intervalo de tempo, além de grandes volumes acumulados diários na Região Metropolitana de Salvador entre a terça-feira (22) e a próxima quinta-feira (24)", alerta o Climatempo.
O alerta do Inmet atinge integralmente toda a região Norte do país, Nordeste (exceto Sergipe, Pernambuco e Alagoas), além de Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, interior de Goiás e extremo norte de Minas. Nesses locais, há também a previsão da ocorrência de ventos intensos, que podem chegar os 60 km/h.
Mesmo com a chuva, capitais do Nordeste como Teresina (máxima de 30°C), João Pessoa (32°C) e Natal (31°C) terão uma terça-feira de clima quente. No Norte, em Manaus (33°C), Belém (30°C), Palmas (33°C) e Porto Velho (34°C, máxima entre as capitais), o calor também aparece.