Brasil

Chuvas em Santa Catarina: oito municípios decretam situação de emergência após temporais

Ao todo, 271 pessoas estão desalojadas e 716 desabrigadas, além de uma ferida e uma desaparecida

Chuvas no Sul: Santa Catarina sofre com temporais (Nelson ALMEIDA/AFP)

Chuvas no Sul: Santa Catarina sofre com temporais (Nelson ALMEIDA/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de maio de 2024 às 14h54.

As fortes chuvas deste fim de semana afetaram a população de 24 municípios de Santa Catarina e fizeram com que oito deles decretassem situação de emergência.

Segundo a Defesa Civil, 271 pessoas estão desalojadas (em casa de parentes ou amigos) e 716 desabrigadas (em abrigos públicos) após as enchentes, além de um ferido e um desaparecido.

Os municípios que já decretaram situação de emergência são Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul, sendo este o mais afetado e o primeiro a decretar o estado. Por determinação do governador Jorginho Mello, o Centro Integrado de Operações (CIOP) foi ativado e começou a operar na manhã de domingo.

Dentre os estragos causados pela chuva, foram registrados deslizamentos de terra, alagamentos, casas danificadas e ruas interditadas. A partir do final da madrugada de domingo, a frente fria começou se afastar em direção ao Paraná e ao oceano, fazendo com que a chuva perdesse intensidade. Ainda segundo a Defesa Civil de SC, os ventos sopram de direções variadas pelo estado catarinense, com intensidade fraca. Não há previsão de mudanças significativas nas condições climáticas e não há risco para ocorrências meteorológicas.

Emergências atendidas pelo Corpo de Bombeiros

Em Trombudo Central, um motorista, de 59 anos, foi arrastado pela água e caiu no rio enquanto pilotava. O condutor conseguiu sair do veículo, no entanto, também foi arrastado pela correnteza. Após buscas, a equipe encontrou a vítima às margens do rio, cerca de 100 metros do local. Ele foi atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital para avaliação médica.

No sábado, em Bom Jardim da Serra, um veículo com três pessoas caiu de uma ponte. O trio trabalhava em uma empresa de internet na cidade de São Joaquim e fazia a manutenção em uma torre, em Varginha. O motorista conduziu o veículo até o meio da ponte, quando um forte volume de água suspendeu o carro.

Duas das vítimas se seguraram em um baú que se desprendeu da caminhonete que era utilizado para guardar os equipamentos e conseguiram se apoiar por cerca de um quilômetro até serem jogadas na margem do rio. O outro funcionário, não tendo no que se agarrar, foi arrastado pela correnteza e os seus companheiros não o avistaram mais. As buscas seguem em andamento nesta segunda-feira, 20.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentes no RS

Mais de Brasil

Rio pode chegar a índice inédito de calor, alcançando o nível 4 nos próximos dias

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde