Brasil

Chuvas deixam mais de 11 mil pessoas desalojadas em municípios no Rio

As fortes chuvas no estado do Rio deixaram ao menos dois mortos

Rio: Bom Jesus do Itabapoana tem 1,1 mil desalojados e 275 desabrigados na cidade (Twitter/Reprodução)

Rio: Bom Jesus do Itabapoana tem 1,1 mil desalojados e 275 desabrigados na cidade (Twitter/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 15h41.

Última atualização em 27 de janeiro de 2020 às 20h34.

As fortes chuvas que vem castigando o Norte e o Noroeste do estado do Rio fizeram uma segunda vítima. O corpo do jovem Taciano dos Reis Gama, de 19, morador de Itaperuna, foi encontrado nesta segunda-feira por uma equipe do Copo de Bombeiros, a cerca de um quilômetro de distância do local onde pulou no rio Muriaé no sábado. O momento da arriscada brincadeira com amigos foi registrada em um vídeo que circula nas redes sociais. A primeira vítima foi identificada como o músico Anderson Titolei, que vivia no município de Porciúncula.

O maior número de pessoas impactadas pelas chuvas é de Itaperuna. Segundo a Prefeitura, há 3.570 pessoas desalojadas e outras 75 desabrigadas. Ao todo, 15,8 mil pessoas foram afetadas por vias interditadas e alagamentos.

A Prefeitura também decretou situação de emergência neste domingo e chegou a interditar a Avenida Cardoso Moreira, uma das principais vias da cidade, até o início da noite desta segunda-feira. Foi registrada uma "lenta, mas progressiva" baixa do nível das águas no Centro da cidade. Por isso, decidiu flexibilizar a interdição do tráfego, liberando a circulação de veículos, "com a recomendação aos proprietários de veículos baixos para que dirijam com cuidado e sigam as orientações da Guarda Municipal".

Às 10h, o nível do rio Muriaé já havia diminuído 15 centímetros, registrando 5,84 metros contra os 5,99 metros verificados às 21h15min deste domingo. A expectativa da equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é de que essa queda de registros venha a ser constante, apesar das previsões, para esta segunda-feira, no município, de tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados, com rajadas.

Gabinete de crises

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, em nota divulgada nesta segunda-feira, que vai montar um gabinete de crise para orientar os municípios atingidos pelas enchentes. O local ainda vai ser definido.

"A intenção é aproximar nossas equipes de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da população afetada por essas terríveis enchentes. Nossa ação será proativa, a fim de prevenir doenças relacionadas às chuvas, além de darmos suporte para o tratamento imediato de pacientes", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, no comunicado.

Outra preocupação do secretário, que visitou no domingo e nesta segunda-feira várias regiões afetadas ao lado do governador Wilson Witzel, é com a possível proliferação do Aedes aegypti nesses municípios:

"Assim que o nível das águas diminuir, vamos otimizar o enfrentamento ao mosquito para evitar a proliferação. Queremos evitar ao máximo que um surto de doenças provocadas pelo inseto, como dengue, Zika e chikungunya, atinja essa população", disse Edmar.

Foram enviados medicamentos e insumos médicos e hospitalares aos municípios de Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Porciúncula e Laje do Muriaé.

Nove unidades de saúde estão recebendo donativos para as vítimas. Itens como água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, roupa de cama, toalhas, colchonetes e material de limpeza podem ser doados em vários pontos da capital e do interior.

Confira os locais de coleta de doações:

  • Hospital Estadual Getúlio Vargas (Penha) - Rua Lobo Júnior 2.293
  • Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói) - Rua Teixeira de Freitas 30, Fonseca
  • Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo) - Rua Osorio Costa s/n, Colubandê
  • Hospital Estadual Roberto Chabo (Araruama) - Rua Bernardo Vasconcelos 477 - Centro, Araruama
  • Hospital Estadual dos Lagos (Saquarema) – Rua Manoel Domingos dos Santos 725, Barreira
  • Hospital Estadual da Mãe (Mesquita) - Av. Dr. Carvalhaes 400, Rocha Sobrinho
  • Hospital da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti) - Av Automóvel Clube s/n, Vilar dos Teles
  • Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias) - Rod. Washington Luís, km 109, Jardim Primavera
  • Hospital Estadual Carlos Chagas (Marechal Hermes) - Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias 466, Rio de Janeiro
Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT