Brasil

Chuvas deixam mais de 11 mil pessoas desalojadas em municípios no Rio

As fortes chuvas no estado do Rio deixaram ao menos dois mortos

Rio: Bom Jesus do Itabapoana tem 1,1 mil desalojados e 275 desabrigados na cidade (Twitter/Reprodução)

Rio: Bom Jesus do Itabapoana tem 1,1 mil desalojados e 275 desabrigados na cidade (Twitter/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 15h41.

Última atualização em 27 de janeiro de 2020 às 20h34.

As fortes chuvas que vem castigando o Norte e o Noroeste do estado do Rio fizeram uma segunda vítima. O corpo do jovem Taciano dos Reis Gama, de 19, morador de Itaperuna, foi encontrado nesta segunda-feira por uma equipe do Copo de Bombeiros, a cerca de um quilômetro de distância do local onde pulou no rio Muriaé no sábado. O momento da arriscada brincadeira com amigos foi registrada em um vídeo que circula nas redes sociais. A primeira vítima foi identificada como o músico Anderson Titolei, que vivia no município de Porciúncula.

O maior número de pessoas impactadas pelas chuvas é de Itaperuna. Segundo a Prefeitura, há 3.570 pessoas desalojadas e outras 75 desabrigadas. Ao todo, 15,8 mil pessoas foram afetadas por vias interditadas e alagamentos.

A Prefeitura também decretou situação de emergência neste domingo e chegou a interditar a Avenida Cardoso Moreira, uma das principais vias da cidade, até o início da noite desta segunda-feira. Foi registrada uma "lenta, mas progressiva" baixa do nível das águas no Centro da cidade. Por isso, decidiu flexibilizar a interdição do tráfego, liberando a circulação de veículos, "com a recomendação aos proprietários de veículos baixos para que dirijam com cuidado e sigam as orientações da Guarda Municipal".

Às 10h, o nível do rio Muriaé já havia diminuído 15 centímetros, registrando 5,84 metros contra os 5,99 metros verificados às 21h15min deste domingo. A expectativa da equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é de que essa queda de registros venha a ser constante, apesar das previsões, para esta segunda-feira, no município, de tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados, com rajadas.

Gabinete de crises

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, em nota divulgada nesta segunda-feira, que vai montar um gabinete de crise para orientar os municípios atingidos pelas enchentes. O local ainda vai ser definido.

"A intenção é aproximar nossas equipes de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica da população afetada por essas terríveis enchentes. Nossa ação será proativa, a fim de prevenir doenças relacionadas às chuvas, além de darmos suporte para o tratamento imediato de pacientes", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, no comunicado.

Outra preocupação do secretário, que visitou no domingo e nesta segunda-feira várias regiões afetadas ao lado do governador Wilson Witzel, é com a possível proliferação do Aedes aegypti nesses municípios:

"Assim que o nível das águas diminuir, vamos otimizar o enfrentamento ao mosquito para evitar a proliferação. Queremos evitar ao máximo que um surto de doenças provocadas pelo inseto, como dengue, Zika e chikungunya, atinja essa população", disse Edmar.

Foram enviados medicamentos e insumos médicos e hospitalares aos municípios de Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Porciúncula e Laje do Muriaé.

Nove unidades de saúde estão recebendo donativos para as vítimas. Itens como água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, roupa de cama, toalhas, colchonetes e material de limpeza podem ser doados em vários pontos da capital e do interior.

Confira os locais de coleta de doações:

  • Hospital Estadual Getúlio Vargas (Penha) - Rua Lobo Júnior 2.293
  • Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói) - Rua Teixeira de Freitas 30, Fonseca
  • Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo) - Rua Osorio Costa s/n, Colubandê
  • Hospital Estadual Roberto Chabo (Araruama) - Rua Bernardo Vasconcelos 477 - Centro, Araruama
  • Hospital Estadual dos Lagos (Saquarema) – Rua Manoel Domingos dos Santos 725, Barreira
  • Hospital Estadual da Mãe (Mesquita) - Av. Dr. Carvalhaes 400, Rocha Sobrinho
  • Hospital da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti) - Av Automóvel Clube s/n, Vilar dos Teles
  • Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias) - Rod. Washington Luís, km 109, Jardim Primavera
  • Hospital Estadual Carlos Chagas (Marechal Hermes) - Av. Gen. Osvaldo Cordeiro de Farias 466, Rio de Janeiro
Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026