Chuvas no Rio: governo federal reconheceu situação de emergência no município de Petrópolis (Agência Brasil)
Agência de notícias
Publicado em 7 de abril de 2025 às 11h05.
Última atualização em 7 de abril de 2025 às 14h41.
O estado do Rio de Janeiro continua em alerta desde sexta-feira, 4, quando uma frente fria provocou intensas chuvas e queda nas temperaturas. Embora o volume de precipitação tenha diminuído no início desta semana, a Defesa Civil e o Cemaden-RJ mantêm todos os 92 municípios em risco hidrológico de nível médio.
O risco de deslizamentos de terra é moderado em boa parte das cidades, mas 16 delas apresentam risco alto ou moderado de deslizamento, conforme monitoramento atualizado nesta segunda-feira.
Abaixo, estão as cidades com risco alto e moderado de deslizamentos de terra:
Risco alto:
Angra dos Reis
Teresópolis
Duque de Caxias
Petrópolis
Risco moderado:
Bom Jardim
Mangaratiba
Paraty
Belford Roxo
Rio de Janeiro
Guapimirim
Magé
Mesquita
Nova Friburgo
Nilópolis
Nova Iguaçu
São João de Meriti
A Região Geográfica Intermediária de Petrópolis e Rio de Janeiro está em risco geo-hidrológico moderado, devido aos acumulados extraordinários de chuva das últimas 48 horas, que ultrapassaram 300mm em algumas localidades, aumentando consideravelmente a umidade do solo. Segundo o Cemaden, os desdobramentos possíveis incluem deslizamentos de terra pontuais e quedas de barreiras nas rodovias.
Os maiores acumulados de chuva entre sexta-feira, 4, e a madrugada desta segunda-feira foram registrados em:
Teresópolis: 442,4mm
Angra dos Reis: 401,8mm
Petrópolis: 391,8mm
Belford Roxo: 236,2mm
Duque de Caxias: 220,6mm
Na cidade do Rio de Janeiro, o volume de chuva registrado foi de 118,8mm, o que já ultrapassa a média mensal de 112,8mm para abril. A cidade segue no estágio 2 de alerta, o segundo nível de uma escala de cinco, que é acionado quando há risco de ocorrências de alto impacto.
Petrópolis, que havia decretado estado de emergência no sábado devido ao volume de chuvas, alterou o estágio operacional para "observação" na tarde de domingo, após a redução das chuvas. A Enel Distribuição Rio informou que 97% dos clientes impactados já tiveram o serviço normalizado, com apenas 864 clientes sem fornecimento de energia.
Na rodovia Serra Rio-Teresópolis (BR-116), o trecho entre os Km 93 e 108 foi interditado devido a quedas de galhos e árvores. A estrada foi liberada à 01h01 desta segunda-feira, após vistorias e limpeza.
O Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro atendeu 568 ocorrências desde a última sexta-feira, incluindo 313 cortes de árvores, 174 salvamentos de animais e 37 alagamentos. Cerca de 523 pessoas estão desalojadas e 48 desabrigadas. Não houve vítimas fatais registradas.
Atualmente, cerca de 1.600 militares estão empenhados nas operações de prevenção e mitigação de desastres. Grupos de Resposta a Desastres, especializados em alagamentos, enxurradas, deslizamentos e soterramentos, estão em campo.