Brasil

Chuva no Rio foi a mais intensa em 18 anos

Foram registrados 123,6 milímetros de água na estação Barra/Riocentro, na zona oeste - o maior volume em apenas uma hora desde março de 2000

os bairros mais afetados ficam nas zonas norte e oeste do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil)

os bairros mais afetados ficam nas zonas norte e oeste do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 16h12.

Rio - A prefeitura do Rio informou que a cidade teve recorde de chuva de 18 anos entre 0h e 1h desta quinta-feira, 15. Foram registrados 123,6 milímetros de água na estação Barra/Riocentro, na zona oeste - o maior volume em apenas uma hora desde março de 2000.

Antes, o maior registro detectado havia sido de 116,2 milímetros, em Campo Grande, na mesma região. Os dados são do Alerta Rio, sistema municipal que sinaliza quando há chuvas intensas e risco de deslizamento de encostas.

Os bairros mais afetados ficam nas zonas norte e oeste do Rio. Quatro pessoas morreram nessas regiões, em Realengo, Quintino e Cascadura. Em Jacarepaguá, na Barra e na Piedade, no período entre 17h de quarta-feira, 14, e 2h desta quinta-feira, chegou-se a mais do que deveria chover em todo o mês. No Rio, a média alcançou 75% do que se estimava até o fim de fevereiro. Árvores caíram em mais de 60 ruas.

A Defesa Civil do município registrou 345 ocorrências. Técnicos estão no Complexo do Alemão, na zona norte, para atender a moradores que ficaram com as casas danificadas. Eles estão indo para a casa de parentes. Também há problemas no Morro da Serrinha, em Madureira, zona norte.

O Rio segue em estágio de atenção, segundo nível em uma escala de três, e que significa que existe a possibilidade de chuva moderada, podendo chegar a forte, nas próximas horas.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentesMortesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas