Brasil

Chuva forte deixa Rio em atenção e fecha Santos Dumont

O Centro de Operações do Rio informa que a cidade pode ter chuva de intensidade moderada a forte nas próximas horas


	Aeroporto Santos-Dumont: Aeroporto está fechado desde às 19h30 para operações de pouso e decolagem e pelo menos dez voos da ponte aérea foram transferidos para o Galeão
 (Divulgação)

Aeroporto Santos-Dumont: Aeroporto está fechado desde às 19h30 para operações de pouso e decolagem e pelo menos dez voos da ponte aérea foram transferidos para o Galeão (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 20h45.

Rio de Janeiro - Chove forte agora à noite em diversos bairros da capital fluminense e a prefeitura do Rio decretou estágio de atenção às 19h15, devido a atuação de áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul. O estágio de atenção é o segundo nível em risco, de uma escala de quatro, em que os operadores do Alerta Rio estão em constante comunicação com os órgãos municipais que atuam nas situações de chuva.

O Centro de Operações do Rio informa que a cidade pode ter chuva de intensidade moderada a forte nas próximas horas. Na área central da cidade, a Avenida Presidente Vargas - principal ligação do centro com os bairros da zona norte - as pistas estão alagadas nos dois sentidos. O mesmo acontece nas avenidas Gomes Freire e Men de Sá e Rua do Riachuelo, onde os carros começam a retornar na contramão. A intensidade da chuva deixou todas as ruas do bairro da Lapa alagadas e o trânsito está praticamente paralisado.

A chuva atinge também os bairros da Tijuca e do Maracanã, na zona norte, onde a Avenida Radial Oeste, na altura do Maracanã, está parcialmente interditada devido ao transbordamento do Rio Maracanã, com o trânsito virando um verdadeiro caos em toda a região. Chove forte também na zona sul da cidade, principalmente em Laranjeiras, Copacabana e Leme. Na zona norte, a chuva deixou ruas e avenidas alagadas nos bairros do Méier, São Cristóvão, Grajaú, Ilha do Governador, Bonsucesso, Irajá e em Bangu, na zona oeste.


A Avenida Brasil - principal via de ligação do centro com as zonas norte e oeste da cidade - encontra-se com diversos bolsões d'água e o trânsito está parado em vários trechos, principalmente nas proximidades dos bairros do Caju, Manguinhos, Bonsucesso, Penha e no acesso à Ilha do Governador, onde também chove forte.

O Aeroporto Santos Dumont está fechado desde às 19h30 para operações de pouso e decolagem e pelo menos dez voos da ponte aérea foram transferidos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim, que opera com auxílio de instrumentos.

A bacia da Baía de Guanabara entrou em estágio de alerta (terceiro nível em risco) às 20h07, devido às fortes chuvas que atingem a região da Tijuca e Grande Tijuca. A prefeitura acionou as sirenes de emergência em seis comunidades do entorno do bairro da Tijuca: Mangueira, Salgueiro, Morro dos Macacos e Parque Vila Isabel, todas na zona norte do Rio de Janeiro.

A Baía de Sepetiba está em estágio de atenção. Devido ao temporal que atinge a cidade, o prefeito Eduardo Paes se deslocou para o Centro de Operações da prefeitura, de onde acompanha a situação e orienta pessoalmente as equipes da Defesa Civil e do Alerta Rio sobre as providências que os órgãos de emergência da prefeitura devem tomar em casos de risco à segurança da população.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto Santos DumontAeroportosAeroportos do BrasilChuvascidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de JaneiroTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia