Brasil

Chuva forte chega esta semana ao Maranhão, Piauí e Ceará, mas com menos chances de causar tragédias

Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte também têm acumulados de chuva previstos

Chuvas em Recife: ao menos 100 pessoas foram mortas e 26 ainda estão desaparecidas (JOãO CARLOS MAZELLA/FOTOARENA/FOTOARENA//Estadão Conteúdo)

Chuvas em Recife: ao menos 100 pessoas foram mortas e 26 ainda estão desaparecidas (JOãO CARLOS MAZELLA/FOTOARENA/FOTOARENA//Estadão Conteúdo)

AO

Agência O Globo

Publicado em 31 de maio de 2022 às 15h46.

Última atualização em 31 de maio de 2022 às 16h33.

O monitoramento do clima para esta semana, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontou que também são previstos acumulados de chuvas até a próxima segunda-feira no norte do Maranhão e do Piauí, além do sudoeste do Ceará, com valores variando entre 50 mm e 80 mm. Apesar de serem consideradas fortes, as chuvas nas regiões não sofrem influência das Ondas de Leste — fenômeno que atinge parte de Pernambuco, Sergipe e Alagoas —, e, portanto, não devem causar tragédias nas mesmas proporções.

"No Maranhão, Piauí e Ceará são esperadas chuvas passageiras e típicas para essa época do ano, que são combinadas pelo calor e umidade. A alta intensidade pode causar alagamentos pontuais, mas tem características de ser passageira, diferente do fenômeno que já atinge Pernambuco desde quarta-feira", explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

De acordo com o comunicado, as chuvas podem chegar ainda à costa leste da Região Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o nordeste da Bahia. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 50 mm. Nesta terça-feira, é esperada chuva superior a 60 mm/hora no Leste Potiguar, no Rio Grande do Norte, e na Mata Paraibana. Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.

Para o leste do Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba a previsão é de chuva entre 30 mm a 60 mm/hora, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Tragédia em Pernambuco

O número de mortos em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a última quarta-feira chegou a 106. De acordo com a Defesa Civil, há ainda 6.198 pessoas desabrigadas e 10 desaparecidas. O governo estadual não atualizou a quantidade de desaparecidos na manhã desta terça-feira.

LEIA TAMBÉM: Saiba como ajudar e doar para as famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco

A Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac) prevê a continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na região metropolitana do Recife como na Mata Norte. Na Mata Sul, Agreste e Sertão as chuvas serão isoladas, com poucos acumulados. A mesma previsão é válida para amanhã, segundo a Apac. A Defesa Civil mantém o alerta para deslizamentos, por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.

Em todo o estado, aumentou para 24 o número de municípios que já decretaram situação de emergência por conta dos impactos provocados pelas chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro e Passira.

(Agência O Globo)

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:ChuvasRegião NordesteRegião Norte

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas