Brasil

Chuva dificulta chegada de manifestantes ao STF para julgamento de Lula

O habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro item a ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)

Protestos: o eixo monumental estava bloqueado para o trânsito na altura da Catedral, mas não havia revista de pessoas (Adriano Machado/Reuters)

Protestos: o eixo monumental estava bloqueado para o trânsito na altura da Catedral, mas não havia revista de pessoas (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de abril de 2018 às 14h47.

Brasília - A chuva forte que caía em várias regiões da capital federal atrapalhou o deslocamento de grupos que se dirigiam para as imediações do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O eixo monumental estava bloqueado para o trânsito na altura da Catedral, mas não havia revista de pessoas. Apenas as vias anexas estavam abertas, o que tornou o trânsito caótico.

Oito viaturas da Polícia Militar guarneciam os acessos, mas o movimento de pessoas era muito pequeno. Dois helicópteros se revezavam em voos sobre a Esplanada dos Ministérios.

Faltando pouco mais de uma hora para o início da sessão, havia movimento apenas nas entradas do STF, de advogados, estudantes de direito, jornalistas e pessoas que pretendiam ingressar no recinto.

O autônomo João Pedro Eustáquio, morador de Brasília, passou pelo local por curiosidade. "Acho que demorou para prender esse cara", disse, referindo-se a Lula.

O casal que se identificou apenas como João Carlos e Ana Paula, ambos analistas de sistemas, viajou de São Paulo para acompanhar o julgamento. "Estamos aqui para defender o Lula, que vocês da mídia só massacram. Acho que todo Brasil deveria estar aqui", disse ela.

O habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o primeiro item a ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira, 4. A sessão começa às 14h e acontece no prédio sede do STF, em Brasília. O julgamento será transmitido pelo canal do tribunal no YouTube.

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaLuiz Inácio Lula da SilvaProtestosSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil