Brasil

Chuva dá trégua no RS e famílias começam a voltar para casa

Relatório divulgado hoje mostra que 7.170 pessoas continuam desalojadas, em casas de amigos, e 711 estão em abrigos públicos, em todo o estado


	Chuvas no Rio Grande do Sul dão trégua e população começa a voltar para casa
 (Agência Brasil)

Chuvas no Rio Grande do Sul dão trégua e população começa a voltar para casa (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 12h28.

Brasília - As chuvas do último mês que deixaram quase 22 mil pessoas desalojadas e desabrigadas no Rio Grande do Sul deram trégua e os dias devem ser de sol até o final de semana, segundo a Defesa Civil do estado. Em relatório divulgado hoje (15), o órgão informou que 7.170 pessoas continuam desalojadas, em casas de amigos, e 711 estão em abrigos públicos, em todo o estado. Mas, com a diminuição da chuva, muitas famílias começam a retornar para casa a fim de reconstruir o que for possível.

Os municípios da região oeste do estado, como Itaqui, São Borja e Uruguaiana, ainda apresentam a situação mais preocupantes, com 7.294 pessoas desabrigadas e desalojadas. Segundo relatório do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, o nível do Rio Uruguai vai baixar gradativamente nos próximos dias e retornar ao padrão normal.

No total, 166 municípios foram afetados, 140 estão em situação de emergência e dois decretaram calamidade pública, Iraí e Barra do Guarita. Duas pessoas morreram e uma jovem continua desaparecida em Arroio do Tigre.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional já reconheceu o estado de calamidade dos dois municípios e a situação de emergência em outros 124. Foi solicitado pelo governo do estado, neste primeiro momento, R$ 19 milhões à União para o restabelecimento dos serviços essenciais, além de R$ 38 milhões para ações de recuperação em 13 rodovias estaduais.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisChuvasRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi

Censo da Educação Superior: quais estados têm mais alunos matriculados na universidade? Veja a lista

Tempestade em São Paulo alaga aeroporto, destelha estação de trem e deixa oito feridos