Brasil

Chuva alaga 37 pontos de SP e afeta voos

O temporal causou diversos pontos de alagamento, atrapalhou a circulação de trens e fechou temporariamente os aeroportos de Congonhas e Cumbica


	Aeroporto de Congonhas:  o Aeroporto de Congonhas foi fechado duas vezes. Em uma delas, quatro voos tiveram de retornar para os aeroportos de procedência
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Aeroporto de Congonhas:  o Aeroporto de Congonhas foi fechado duas vezes. Em uma delas, quatro voos tiveram de retornar para os aeroportos de procedência (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2014 às 11h16.

São Paulo - A chuva que se deslocou do interior paulista atingiu diversos pontos da cidade de São Paulo na tarde de ontem. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a precipitação foi forte em praticamente todas as regiões da capital paulista, com mais intensidade na zona oeste.

O temporal causou transtornos no trânsito, com diversos pontos de alagamento, atrapalhou a circulação de trens e fechou temporariamente os Aeroportos de Congonhas, na zona sul, e Cumbica, em Guarulhos.

Às 20 horas, a cidade já havia registrado 37 pontos de alagamento. Por volta das 18h, 13 pontos encontravam-se intransitáveis. Às 19h30, havia 157 quilômetros de lentidão nas vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Às 17h55, o CGE colocou o Tremembé, na zona norte, em estado de alerta após o transbordamento do Córrego Tremembé. A situação foi normalizada às 20h10.

Funcionária de um hotel da Lapa, Ana Frabetti contou que a região em que trabalha ficou alagada durante cerca de meia hora. "No cruzamento da Rua Clélia com a Jeroaquara, não passava carro, ônibus, nada", relatou. O metrô teve de circular em velocidade reduzida nos trechos em que as composições passam ao ar livre.

A Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficou parcialmente paralisada. Os trilhos entre a Barra Funda e a Lapa inundaram, impedindo a circulação de trens no trecho entre as 16h55 e as 17h20.

Já a Estação Água Branca, na Linha 7-Rubi, ficou sem energia elétrica das 17h até 21h, mas trens continuaram circulando normalmente e a catraca foi liberada para os usuários.

A chuva também causou transtornos para quem utilizou o transporte aéreo ontem. O Aeroporto de Congonhas foi fechado duas vezes. Na primeira, das 17h46 às 18h18, quatro voos tiveram de retornar para os aeroportos de procedência. O segundo fechamento foi das 19h09 às 19h35, mas nenhum voo mudou de rota. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoChuvasSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar