Brasil

China quer importar 1 milhão de jegues ao ano, diz ministra

Brasil já recebeu a proposta anteriormente, mas nunca conseguiu atender à demanda pedida

Jegues em Campina Grande (Roosewelt Pinheiro/ABr)

Jegues em Campina Grande (Roosewelt Pinheiro/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2015 às 11h12.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h23.

São Paulo – Em Pequim para habilitar novas plantas frigoríficas para exportação de carne para China, a ministra da Agricultura, Katia Abreu, participou ontem (18) de um reunião com investidores e o ministro da Agricultura chinês, Han Changfu. Além de estreitar laços comerciais, a viagem tem o objetivo de garantir o fim da sanção que o país impôs à carne brasileira depois de diagnósticos de animais com o mal da “vaca louca” em rabanhos no Paraná.

A exportação da carne bovina para a China estava suspensa desde dezembro 2012 e o Ministério da Agricultura já havia tentado por diversas vezes reverter o problema.

Mas o que aguçou a curiosidade da ministra durante a reunião foi o potencial de venda de outros produtos, o principal deles a exportação de jegues brasileiros. Segundo posts de Katia Abreu no Twitter, um investidor asiático teria proposto a compra de 1 milhão de jegues ao ano, informação confirmada pelo Ministério.

“Morro e não vejo tudo”, disse a ministra sobre a proposta, que, na verdade, não é novidade.

Em oportunidades anteriores , os chineses já haviam proposto a importação de jegues brasileiros, mas o Brasil nunca conseguiu se adequar à demanda. O número à época era de 300 mil jegues ao ano, principalmente para consumo de carne.

Junto com os jegues, uma empresa do setor farmacêutico teria proposto a compra de 10 mil toneladas de cascas de tangerina para a produção de óleos e essências. Em tempos de crise, abre-se um novo mercado.

Veja abaixo a narrativa da ministra.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetAgriculturaTrigoEmpresas americanasRedes sociaisInternetComércio exteriorExportaçõesTwitterIndústriaMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA