Brasil

Chico Rodrigues, afastado pelo STF, tem o próprio filho como suplente

Se substituir o pai definitivamente, Pedro Arthur assume o mandato até 2026

Polícia Federal flagrar o senador Chico Rodrigues com dinheiro escondido dentro da cueca (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Polícia Federal flagrar o senador Chico Rodrigues com dinheiro escondido dentro da cueca (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

AO

Agência O Globo

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 08h58.

O eventual substituto do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) em caso de afastamento definitivo é o próprio filho, Pedro Arthur, também filiado ao DEM. Se substituir o pai, Pedro Arthur assume o mandato até 2026.

Na quinta-feira, após operação da Polícia Federal flagrar o senador com dinheiro escondido dentro da cueca, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de Rodrigues do Senado por 90 dias. A decisão, no entanto, precisa ser ratificada pelo Senado.

A PF chegou a solicitar a prisão preventiva de Rodrigues, sob o argumento de que a tentativa de esconder dinheiro caracterizaria flagrante, mas o ministro Barroso apontou que atualmente há dúvidas no entendimento do STF sobre prisões preventivas de parlamentares. Por isso, decidiu autorizar apenas o afastamento do senador, determinando que o Senado seja intimado para analisar se ratifica a medida.

A Polícia Federal informou ao ministro do Supremo que foram localizadas notas de dinheiro na cueca de Chico Rodrigues que totalizaram R$ 15 mil, além de valores encontrados em sua residência.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoSenado

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças