Brasil

Chico Alencar critica a hegemonia do PMDB no Legislativo

O deputado afirmou que o comando das duas Casas, Senado e Câmara, nas mãos do PMDB dificulta o exercício da função fiscalizadora do Congresso

Chico Alencar: "O que mais importa é o que queremos para o parlamento. E o parlamento está mal", disse o deputado (Laycer Tomaz/Câmara)

Chico Alencar: "O que mais importa é o que queremos para o parlamento. E o parlamento está mal", disse o deputado (Laycer Tomaz/Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2018 às 17h27.

Brasília - Em seu discurso como candidato à presidência da Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou a hegemonia do PMDB no Legislativo.

Ele afirmou que o comando das duas Casas, Senado e Câmara, nas mãos do PMDB dificulta o exercício da função fiscalizadora do Congresso. "É um perigo para a democracia brasileira", disse. Segundo ele, fará com que o "oficialismo predomine" e o Legislativo renuncie à fiscalização.

Alencar deu uma estocada no candidato oficial e favorito na disputa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ao defender o projeto em tramitação na Casa que proíbe o parlamentar destinar recursos de emendas ao Orçamento da União para empresas de assessores.

Uma das denúncias que pesam contra Alves é por suposto favorecimento a empresa de engenharia de seu assessor, que deixou o cargo após a publicação de reportagem sobre o assunto.

Ele defendeu mudanças nos critérios para apresentação de emendas. "As emendas parlamentares são usadas para o clientelismo, fisiologismo ou na perspectiva do mandato futuro", disse.

Alencar reconheceu que não tinha chance de vitória, mas que a contabilidade dos votos não era o mais importante. "O que mais importa é o que queremos para o parlamento. E o parlamento está mal", disse, defendendo a discussão dos interesses da sociedade. "Parece óbvio, mas o óbvio muitas vezes é esquecido", afirmou. Para ele, há na sociedade um desalento e um desencanto com a atividade política.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosChico AlencarMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSOL – Partido Socialismo e Liberdade

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas