Brasil

Charles Michel diz ter tido conversa 'importante' com Lula antes de reunião do Conselho Europeu

Na reunião desta terça-feira, os líderes da União Europeia irão discutir a situação atual no Oriente Médio

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), (iStock/Getty Images)

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), (iStock/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 13h18.

Última atualização em 17 de outubro de 2023 às 13h48.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, conversou nesta terça-feira, 17, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do encontro extraordinário do organismo que preside, que ocorre nesta terça-feira, 17, no que chamou de uma "importante ligação".

Em seu Twitter, o belga apontou que o Brasil atualmente ocupa a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), e disse "trabalhar em conjunto para evitar uma escalada e um desastre humanitário", visando a recente guerra entre Israel e o Hamas.

Direito internacional

"Todas as partes devem cumprir o direito internacional", afirmou Michel, que concluiu que os líderes buscarão também "esforços para alcançar uma paz duradoura e sustentável baseada na solução de dois Estados" para o conflito.

Na reunião desta terça-feira, os líderes da União Europeia irão discutir a situação atual no Oriente Médio. Entre os temas previstos estão direito internacional e assistência humanitária, envolvimento com atores regionais, potenciais consequências de segurança e o risco de ondas migratórias progressivas.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaONU

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa