Brasil

Chances de encontrar sobreviventes em Brumadinho são baixas, diz tenente

Em entrevista coletiva para atualizar o número de mortos, Pedro Aihara explicou que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar

Brumadinho: número de vítimas subiu para 60 (Washington Alves/Reuters)

Brumadinho: número de vítimas subiu para 60 (Washington Alves/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 12h05.

São Paulo — O porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) que as chances de encontrar sobreviventes na tragédia em Brumadinho (MG) são consideradas baixas.

Em atualização sobre o número de mortos, Aihara explicou que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar.

"As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama. É uma operação de guerra, que demanda esforços e compreensão de todas as partes", disse.

Na fala, ele lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada, já que envolve milhões de metros cúbicos de rejeito.

A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas.

Balanço mais recente

Às 10h30 desta segunda-feira, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou que o número de mortos no desastre em Brumadinho subiu para 60.

De acordo com o porta-voz do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, 382 pessoas foram localizadas, e 191 foram resgatadas e 292 permanecem desaparecidas. Dos 60 mortos, 19 foram identificados até o momento. Há ainda 135 pessoas desabrigadas.

O rompimento ocorreu na Barragem 1, que foi construída em 1976 e tinha volume de 12,7 milhões de m³. Segundo a Vale, a barragem tinha encerrado as atividades há cerca de três anos, pois o beneficiamento do minério na unidade é feito à seco.

Acompanhe tudo sobre:BombeirosBrumadinho (MG)MortesVale

Mais de Brasil

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro

Reajuste dos servidores: veja data e como será pagamento retroativo

Decreto de Trump afeta Erika Hilton, e visto de deputada é recebido no gênero masculino