Brasil

Sergei Lavrov, chanceler da Rússia, visita o Brasil para reunião no Itamaraty e encontro com Lula

Lavrov terá reunião com Mauro Vieira e depois deve encontrar Lula

Lavrov e Vieira: ministros se encontram para falar da Guerra na Ucrânia (Ministério das relações exteriores/Reprodução)

Lavrov e Vieira: ministros se encontram para falar da Guerra na Ucrânia (Ministério das relações exteriores/Reprodução)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 17 de abril de 2023 às 06h00.

Última atualização em 21 de setembro de 2023 às 09h52.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visita o Brasil nesta segunda-feira, 17, para reunião com o chanceler brasileiro Mauro Vieira.

Ele também deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. A conversa entre Lula e Lavrov consta na agenda oficial de Vieira. É a primeira visita de Lavrov ao Brasil desde 2019.

Segundo comunicado do Itamaraty, os ministro conversarão sobre possíveis parcerias comerciais entre os países e a guerra na Ucrânia. Temas como ciência, tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação também serão tratos no encontro. Após o encontro, Lavrov dará declaração à imprensa às 12h30. 

A visita foi costurada durante o encontro de Vieira e Lavrov na reunião de chanceleres do G-20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, em março. Na época, a dupla conversou por 45 minutos e tratou sobre relações bilaterais e a Guerra da Ucrânia. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio entre os países atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.

Lavrov vem ao Brasil no momento em que Lula defende a criação de um grupo com diversos países para mediação de negociações que encerrariam a Guerra na Ucrânia. Em sua visita à China, na última semana, o petista falou sobre a ideia em reunião com Xi Jinping, mas não disse se o líder chinês aprovou ou não a ideia. Ele também criticou o papel dos Estados Unidos e da União Europeia na guerra.

“É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz pra que a gente possa convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo e a guerra só tá interessando, por enquanto, aos dois”, disse Lula.

Quem é Sergei Lavrov, ministro de Putin que visita o Brasil

Ministro de Putin por mais de 18 anos, ele é filho de pai armênio e mãe russa. Com mais de 50 anos como diplomata, antes da União Soviética e depois da Rússia, Lavrov é um político poderoso e respeitado no país. Conhecido por ser uma figura irredutível, ele acumulou vitórias diplomáticas para a Rússia, como quando o país anexou a Crimeia. O ministro evitou um isolamento russo após questionamentos de países ocidentais.

Atualmente, Lavrov é um dos rostos do país na defesa da invasão na Ucrânia pelo mundo. Um dos políticas sancionados pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido, o ministro viu seus bens serem congelados e foi proibido de entrar nos Estados Unidos. Na Rússia, ele é considerado uma figura popular e é possível achar produtos com o seu rosto em lojas e na internet.

Acompanhe tudo sobre:RússiaMinistério das Relações ExterioresGuerras

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP