Brasil

Cepal elogia redução da pobreza no Brasil

Para secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, país está entre os que mais reduziram a desigualdade na última década

Alice Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe: "a América Latina é hoje uma região progressista" (Cris Bouroncle/AFP)

Alice Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe: "a América Latina é hoje uma região progressista" (Cris Bouroncle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2010 às 14h05.

Buenos Aires - Argentina, Brasil, Bolívia e Venezuela são os países da região que mais reduziram a desigualdade e a pobreza na última década, afirmou a secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

"Há uma quebra quando se compara com a década de 90 Argentina, junto com Brasil, Bolívia e Venezuela, com os países da região que mais reduziram a desigualdade e a pobreza", disse ao jornal argentino Pagina12.

Neste sentido, ela afirmou que "a América Latina é hoje uma região progressista".

Bárcena afirmou, no entanto, que o investimento do Estado em ciência e tecnologia é uma dívida pendente e será crucial para aprofundar este caminho.

"Definitivamente o gasto público deve cumprir um papel central. O investimento em pesquisa e dsenvolvimento deve aumentar. Hoje na região é de 0,6%, enquanto na Coreia do Sul alcança 4%", destacou.

"A região deve aproveitar seus mercados internos, países com grandes mercados internos como Argentina, Brasil, Colômbia e México deveriam se tornar os grandes motores do crescimento regional. Se cresce o Brasil, crescem as economias que estão ao seu redor e isto é uma boa notícia".

Também considerou crucial o papel do Estado como agente propiciador do desenvolvimento, mas advertiu para a necessidade de estimular pactos sociais com os setores produtivos "porque o Estado não pode fazer tudo".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilVenezuelaqualidade-de-vidaBolíviaArgentinarenda-pessoal

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas