Brasil

Castro oficializa indicação do vice para o TCE e abre caminho para Bacellar ser candidato em 2026

Thiago Pampolha 'atrapalhava' fila sucessória; com cargo no tribunal, ele fará com que o presidente da Alerj possa disputar a eleição do ano que vem já estando na cadeira

Thiago Pampolha: indicado ao Tribunal de Contas do Estado pelo governador Cláudio Castro. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Thiago Pampolha: indicado ao Tribunal de Contas do Estado pelo governador Cláudio Castro. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de maio de 2025 às 14h59.

Tudo sobreRio de Janeiro
Saiba mais

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), enviou à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (19) a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Costurado há meses, o movimento tem como principal pano de fundo a abertura do caminho para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), concorrer ao governo do estado no ano que vem.

Como Castro tende a se desincompatibilizar em abril para poder disputar o Senado em outubro, Pampolha, se continuasse como vice, sentaria na cadeira e poderia disputar a reeleição ao Palácio Guanabara — o que afetaria os planos do grupo político do governador. Com o vice fora do governo, o primeiro na linha sucessória vira Bacellar.

O presidente da Alerj quer se tornar conhecido do eleitorado antes do período eleitoral. Por isso, considera fundamental estar na cadeira durante a campanha.

Processo de aprovação na Assembleia Legislativa

Com a indicação formalizada, Pampolha será sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia. Também precisa ter o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O cenário para a aprovação é considerado fácil, e o processo deve ser rápido.

No texto que mandou à Assembleia, Castro escreveu que Pampolha "é possuidor de todos os requisitos objetivos e subjetivos reclamados pela vigente ordem constitucional para a citada investidura". Na sequência, anexou uma espécie de currículo com a trajetória política do vice. O documento da indicação já foi publicado em edição extra do Diário Oficial.

Acompanhe tudo sobre:Claudio-CastroRio de Janeiro

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa