Brasil

Brasil tem a menor média diária de mortes por covid-19 em seis meses

De acordo com o consórcio de imprensa, a média de óbitos contabilizados nos últimos sete dias é de 367. O total de vítimas passa de 160 mil

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 20h14.

O Brasil tem 160.548 óbitos e 5.567.126 casos confirmados de covid-19, segundo levantamento dos veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgado nesta terça-feira, 3.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 276 vítimas e 13.748 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 367, é a menor marca desde o dia 28 de abril.

As contagens diárias, que tendem a ser mais baixas às segundas e domingos em função de um represamento de testes nos finais de semana, também ficaram abaixo das médias recentes nesta terça, já que houve feriado nacional na véspera.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA (9,3 milhões) e da Índia (8,2 milhões), segundo dados da universidade Johns Hopkins.

Apesar disso, nas últimas semanas a pandemia tem desacelerado no Brasil em relação ao pico atingido no final de julho, quando chegaram a ser computados mais de 50 mil casos novos e mais de 1 mil óbitos a cada dia.

Situação nos estados

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 99,9% dos municípios brasileiros já registraram ao menos um caso de covid-19, enquanto 84,4% das cidades computaram pelo menos uma morte causada pela doença.

Estado mais afetado pelo coronavírus, São Paulo chegou nesta terça às marcas de 1.118.544 casos e 39.364 mortes.

O segundo estado com maior número de óbitos pela doença, segundo o Ministério da Saúde, é o Rio de Janeiro, que registrou até este momento 20.651 mortes, com 313.089 casos.

Na contagem de infecções confirmadas, porém, o Rio fica abaixo de Minas Gerais e da Bahia -- Minas soma 361.156 casos e 9.050 mortes, enquanto o estado nordestino registrou 354.983 infecções e 7.690 óbitos.

Além desses, Ceará, Santa Catarina, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal já notificaram mais de 200 mil casos de Covid-19.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da Saúdevacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua