Brasil

Brasil tem recorde de 1.262 mortes por covid-19 em 24h; total passa 31 mil

O país é o que mais confirmou mortes e casos em todo o mundo nas últimas 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, são 555.383 infectados

Aumento: São Paulo registrou 327 mortes em um dia, o maior número desde o começo da pandemia. (Jonne Roriz/Bloomberg/Getty Images)

Aumento: São Paulo registrou 327 mortes em um dia, o maior número desde o começo da pandemia. (Jonne Roriz/Bloomberg/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 2 de junho de 2020 às 19h39.

Última atualização em 3 de junho de 2020 às 16h47.

O Brasil superou a marca das 31 mil mortes causadas pela covid-19 nesta terça-feira, 2. O país tem 31.199 vítimas e um total de 555.383 casos confirmados de coronavírus, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Em um dia foram mais 28.936 novos testes positivos e 1.262 óbitos, um novo recorde desde o início da pandemia.

Com estes números, o Brasil é o país que mais confirmou mortes e casos em todo o mundo nas últimas 24 horas. Em segundo lugar está os Estados Unidos, que teve 14.790 novas infecções e 761 mortes. Os dados são atualizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês).

O país está há 18 dias sem ministro da Saúde. O secretário-executivo Eduardo Pazuello assumiu a função interinamente desde a saída de Nelson Teich. O antigo ministro ficou apenas 28 dias no cargo, depois de substituir Luiz Henrique Mandetta.

Desde o dia 25 de maio, quando Wanderson Oliveira deixou o Ministério da Saúde, o cargo secretário de Vigilância em Saúde também está vago. Este é o departamento responsável por estabelecer diretrizes, criar ações de prevenção e controle do coronavírus.

"Isso não faz a máquina pública parar de funcionar. Ela continua girando. Não há o comprometimento da estrutura. Sobre os secretários, eles estão em fase de entrevista para a definição e futura nomeação. Tão logo sejam preenchidos os requisitos, estes secretários estarão sendo nomeados", disse o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

SP registra recorde de mortes

O estado de São Paulo confirmou nesta terça-feira, 02, mais 327 mortes por coronavírus em 24 horas, um recorde desde o início da pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, o total de vítimas chegou perto de 8 mil, com 7.994. Há ainda 118.295 pessoas infectadas, um aumento de 6.999 casos em um dia. No total, 22.265 pessoas estão recuperadas da covid-19.

Desde a segunda-feira, 1º de junho, começou uma nova etapa do Plano São Paulo que permite a reabertura de parte da economia. O documento divide o estado em 17 regiões e estabelece cinco fases de abertura, que vão desde o isolamento total (fase 1) até a volta completa das atividades (fase 5).

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais