Brasil

Média diária de casos de covid-19 no país tem alta de 35% em duas semanas

De acordo com o consórcio de imprensa, o país tem uma média de 38.154 novos casos por dia. Total de infectados é de 6.388.526

 (Getty/Getty Images)

(Getty/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 20h22.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou um balanço nesta terça-feira, 1, com os números da pandemia de covid-19 no Brasil, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde. O país tem 173.862 óbitos e 6.388.526 casos confirmados da doença.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 697 vítimas e 52.248 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 526. A média de casos é de 38.154, um aumento de 35% se comparado com 14 dias atrás. É a mais alta desde o dia 6 de setembro, quando estava em 39.356.

Restrição do comércio em SP não é suficiente, dizem especialistas

O governo de São Paulo colocou todo o estado na fase 3 amarela da quarentena nesta segunda-feira, 30, para controlar o avanço da covid-19. Com isso, o comércio passou a ter regras mais rígidas de funcionamento, com horário de atendimento e capacidade reduzidos de 60% para 40%.

Na avaliação de especialistas e pesquisadores em saúde ouvidos por EXAME, a medida ajuda mas não é o suficiente para conter o aumento no número de internações. Na segunda-feira, a média diária de internações em todo estado, referente aos últimos sete dias, chegou a 1.310, a mais alta desde setembro.

As restrições afetam a região onde se concentra a maior parte da população do estado, a Grande São Paulo, que já estavam na fase 4 verde, em uma escala que vai de 1 – a mais restrita – até 5. Também ficaram com medidas mais restritivas Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Baixada Santista. As demais regiões já estavam na fase 3 amarela.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemia

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar