Brasil

Casa Civil vai apurar alteração de perfis no Wikipedia

Segundo a pasta, a presidente Dilma determinou a criação de uma sindicância para investigar o uso de computadores do Planalto para modificar perfis na rede


	Logo da Wikipedia: perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados
 (Lionel Bonaventure/AFP)

Logo da Wikipedia: perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2014 às 12h41.

Brasília - A Casa Civil divulgou neste sábado, 9, uma nota na qual afirma que a presidente Dilma Rousseff determinou a criação de uma comissão de sindicância para investigar o uso de computadores do Palácio do Planalto para a modificação de perfis de jornalistas no Wikipedia.

Os perfis na enciclopédia virtual dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados em maio do ano passado a partir da rede interna da Presidência da República, conforme revelou o jornal O Globo. No de Miriam, foram inseridas frases que classificam suas análises como "desastrosas" e que a acusam de fazer "uma defesa apaixonada" do banqueiro Daniel Dantas. Já na página de Sardenberg, foi feita uma alteração que diz que o jornalista "já cometeu erros notáveis" em suas previsões.

A nota divulgada hoje afirma que a comissão de investigação será formada pela Casa Civil, pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresWikipedia

Mais de Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta