Brasil

Casa Civil vai apurar alteração de perfis no Wikipedia

Segundo a pasta, a presidente Dilma determinou a criação de uma sindicância para investigar o uso de computadores do Planalto para modificar perfis na rede


	Logo da Wikipedia: perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados
 (Lionel Bonaventure/AFP)

Logo da Wikipedia: perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2014 às 12h41.

Brasília - A Casa Civil divulgou neste sábado, 9, uma nota na qual afirma que a presidente Dilma Rousseff determinou a criação de uma comissão de sindicância para investigar o uso de computadores do Palácio do Planalto para a modificação de perfis de jornalistas no Wikipedia.

Os perfis na enciclopédia virtual dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados em maio do ano passado a partir da rede interna da Presidência da República, conforme revelou o jornal O Globo. No de Miriam, foram inseridas frases que classificam suas análises como "desastrosas" e que a acusam de fazer "uma defesa apaixonada" do banqueiro Daniel Dantas. Já na página de Sardenberg, foi feita uma alteração que diz que o jornalista "já cometeu erros notáveis" em suas previsões.

A nota divulgada hoje afirma que a comissão de investigação será formada pela Casa Civil, pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresWikipedia

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura