Brasil

Carros novos terão placa do Mercosul em 2016; veja fotos

Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou novas placas nesta quinta-feira. Modelo passa a valer a partir de janeiro de 2016


	Para carros emplacados, a troca será opcional. Medida passa a valer a partir de janeiro de 2016.
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Para carros emplacados, a troca será opcional. Medida passa a valer a partir de janeiro de 2016. (Dado Galdieri/Bloomberg)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 4 de dezembro de 2014 às 16h05.

São Paulo – A partir de janeiro de 2016, os veículos novos do Brasil serão obrigados a adotar a versão nacional da placa padrão do Mercosul, que foi divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta quinta-feira.

Além do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela também adotarão o novo modelo.

As novas placas terão fundo branco, quatro letras e três números. A margem superior será azul e terá o emblema do Mercosul à esquerda. No centro, ficará o nome do país. As bandeiras nacional, do estado e do município ficarão à direita.

Além disso, o novo modelo terá linhas horizontais e marcas d´água com o logo do Mercosul, que serão gravadas na película refletiva.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). 

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Cidades, a medida é uma estratégia para coibir a clonagem de placas de veículos – considerada elevada no Brasil. “A placa de identificação veicular é um documento, portanto, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina”, afirma a nota. 

A regra valerá apenas para os veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. Para veículos já emplacados, a troca é opcional. 

O modelo de placas para veículos será de 40 cm por 13 cm. Veja: 

Reprodução/Denatran

Já o padrão para motocicletas será de 20 cm por 17 cm. Veja: 

Reprodução/Denatran

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCaminhõesCarrosMercosulMotosVeículos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas