Brasil

Carros do Mercosul vão receber placa comum a partir de 2016

Segundo os ministros das relações exteriores, a medida vai aumentar o controle por parte das autoridades e promover a integração do bloco

Caminhões e ônibus já habilitados para o transporte internacional serão os primeiros a receber a placa comum (Quatro Rodas)

Caminhões e ônibus já habilitados para o transporte internacional serão os primeiros a receber a placa comum (Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 23h47.

São Paulo - A partir de 2016 os carros que circularem nos países do Mercosul vão receber uma placa comum. O plano foi anunciado ontem na 40º cúpula do Bloco, em Foz do Iguaçu. Segundo os ministros das relações exteriores, a iniciativa tem o objetivo de promover a integração no espaço comunitário e aumentar a segurança jurídica nos deslocamentos, incrementando o controle por parte das autoridades locais.

As especificações técnicas das placas serão as mesmas para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A combinação de letras e números, no entanto, continuará a ser determinada por cada governo.

Caminhões e ônibus já habilitados para o transporte internacional serão os primeiros a receber o novo emplacamento. Os demais veículos serão contemplados a partir de 2018, quando os novos automóveis ganharão as ruas com a placa comum.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaCarrosDados de BrasilMercosulVeículos

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia