Brasil

Cármen Lúcia nega dois habeas corpus em favor de Lula

Ex-presidente foi condenado em segunda instância, pela 8ª Turma do TRF4, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Cármen Lúcia: pedidos de habeas corpus foram apresentados por estudantes de Direito (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

Cármen Lúcia: pedidos de habeas corpus foram apresentados por estudantes de Direito (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 11h53.

Última atualização em 25 de janeiro de 2018 às 12h09.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, negou na noite de ontem (24) dois pedidos de habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula foi condenado, por unanimidade, em segunda instância, pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a 12 anos e um mês, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o triplex localizado no Guarujá (SP).

Os dois pedidos foram apresentados por estudantes de Direito. Em um deles, foi pedida a concessão de liminar "até o esgotamento de todas as possibilidades de recursos da segunda instância".

O outro pedido diz que haveria "eminente ameça de prisão injusta, sem trânsito em julgado, podendo gerar constrangimento irreversível e ilegal (…) sem qualquer prova cabal".

A argumentação apresentada pela ministra para os pedidos foi similar, tendo por base a argumentação de que "não é atribuição do STF decidir, neste momento, esta questão".

Acompanhe tudo sobre:Cármen LúciaJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Em votação apertada, Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados para 531

Por unanimidade, STF torna mais sete réus por trama golpista

Ninguém será contra a isenção de IR e vontade é entregar relatório ainda no 1º semestre, diz Lira

INSS: descontos irregulares serão devolvidos na conta em que o benefício é pago, diz presidente