Brasil

Cármen Lúcia fala sobre o drama de jovens em conflito com a lei

A ministra alertou magistrados, dizendo que se não houver solução para os problemas dos jovens, "teremos um Brasil muito pior amanhã"

Cármen Lúcia:  ministra  é presidente do STF (Adriano Machado/Reuters)

Cármen Lúcia: ministra é presidente do STF (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de abril de 2017 às 17h05.

São Paulo - A ministra Cármen Lúcia alertou magistrados, nesta quinta-feira, 6, sobre a necessidade de encontrar solução para o drama de jovens e menores em conflito com a lei e vítimas de abuso.

"Se não tivermos uma solução para os problemas desses jovens, teremos um Brasil muito pior amanhã. A falta de solução corresponde a um criador de novos problemas."

Cármen abriu o Fórum Nacional da Infância e da Juventude, em Brasília.

Segundo a presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz responsável pela área é o 'grande motor do Judiciário para a mudança da situação e também fonte de propostas para políticas públicas que possam ser adotadas pelos outros poderes a partir da realidade que é retratada por eles'.

Na avaliação de Cármen, 'a vulnerabilidade do menor é superior à de um adulto e, por isso, as preocupações são maiores em relação a ele'.

O encontro da ministra com juízes da Infância ocorreu na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF.

Cármen destacou que o Fórum foi criado pelo CNJ com objetivo de cuidar dos 'problemas inerentes à infância e juventude em várias vertentes, como a adoção, os menores em conflito com a lei e vítimas de abuso'.

"O fórum é um espaço de discussão para ter um retrato da realidade social que temos e saber as condições do Poder Judiciário em relação aos problemas que se apresentam", assinalou a ministra.

"O objetivo é apresentar propostas que se tornem ações para a modificação do quadro de não cumprimento dos princípios constitucionais relativos ao menor."

Acompanhe tudo sobre:Cármen LúciaJovensViolência urbana

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado