Brasil

Cármen Lúcia condena 10 por corrupção e 11 por lavagem

A ministra seguiu voto da ministra Rosa Weber e absolveu os réus da acusação de formação de quadrilha

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 21h12.

Brasília - A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia condenou nesta quinta-feira 10 réus por corrupção passiva e 11 por lavagem de dinheiro na ação penal do chamado mensalão.

A ministra seguiu voto da ministra Rosa Weber e absolveu os réus da acusação de formação de quadrilha.

"(Entendo) não ter sido comprovado a formação de quadrilha entre eles", disse Cármen em um rápido voto, devido a compromissos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que preside.

A ministra condenou por corrupção passiva os ex-deputados pelo PP Pedro Corrêa e Pedro Henry, o ex-assessor do partido João Cláudio Genu; o deputado Valdemar Costa Neto (ex-PL, atual PR); o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, o ex-deputado pelo partido bispo Rodrigues; o ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, delator do esquema; o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB), o então primeiro secretário do PTB Emerson Palmieri, e o então deputado João Borba (ex-PMDB).

Foram condenados por lavagem de dinheiro Corrêa, Henry, Genu, Costa Neto, Lamas, Bispo Rodrigues, Jefferson, Queiroz e Palmieri, além dos donos da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg.

A condenação por lavagem de dinheiro segue o voto do relator, Joaquim Barbosa, e se contrapõe à teoria do revisor, Ricardo Lewandowski, de que os réus não podem responder por dois crimes devido a uma mesma irregularidade, já que também são acusados por corrupção passiva. (Reportagem de Hugo Bachega e Ana Flor )

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesSupremo Tribunal Federal (STF)Mensalão

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'