Brasil

Cardozo descarta envolvimento de Lula com investigados da PF

Apesar da suposta proximidade de Rosemary com o ex-presidente, a Polícia Federal não teria dúvidas de que Lula não esteve envolvido no esquema, afirmou Cardozo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 15h57.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, descartou nesta terça-feira o envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com investigados na operação Porto Seguro, que revelou um esquema de pareceres ilegais envolvendo funcionários de órgãos federais, entre eles a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha.

Segundo ele, Rosemary tentava usar uma suposta proximidade com Lula para ajudar o comando da quadrilha identificada pela Polícia Federal. Ela integrava o governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula.

"Imaginar que o (ex) presidente Lula estivesse por trás disso está, a meu ver, desmentido por aquilo que eu vi, e a Polícia Federal não tem nenhuma dúvida sobre isso. O ex-presidente Lula não estava envolvido", afirmou Cardozo na Comissão de Segurança Pública da Câmara, à qual compareceu para prestar esclarecimentos sobre a Porto Seguro.

A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em órgãos do governo federal e no escritório da Presidência da República em São Paulo e na detenção de três pessoas.

Também foram indiciadas 18 pessoas, entre elas a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo e o advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves, acusados de envolvimento em um grupo que obtinha pareceres técnicos fraudulentos, vendidos a empresas interessadas. Os dois foram exonerados dos seus cargos.

Outros órgãos que sofreram buscas foram o Ministério da Educação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Porto SeguroPersonalidadesPolícia FederalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas