Brasil

Cardozo defende reforma, mas evita falar sobre Rede

Para ministro da Justiça, não se trata somente do rigor da lei que impediu o registro do partido Rede Sustentabilidade, mas outros aspectos do sistema político


	José Eduardo Cardozo: Cardozo evitou criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de rejeitar o pedido de registro da Rede Sustentabilidade
 (Marcelo Camargo/ABr)

José Eduardo Cardozo: Cardozo evitou criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de rejeitar o pedido de registro da Rede Sustentabilidade (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 15h59.

Buenos Aires - O ministro de Justiça, Jose Eduardo Cardozo, defendeu nesta sexta-feira, 4, uma reforma política que inclua também a exigência de assinaturas de 0,50% do eleitorado para a criação de novos partidos.

"Acho que esta é uma discussão que tem que ser feita e não é de hoje que se discute a necessidade de nós termos novas leis que regem o sistema político", afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Cardozo disse que a reforma política não pode ficar esquecida.

Para o ministro da Justiça, não se trata somente do rigor da lei que impediu o registro do partido Rede Sustentabilidade, criado pela ex-senadora Marina Silva, mas outros aspectos do sistema político brasileiro.

"Não é só por este aspecto, é por muitos outros do sistema político brasileiro que é totalmente anacrônico por vários motivos", disse ele.

No entanto, Cardozo evitou criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de rejeitar o pedido de registro da Rede Sustentabilidade, partido com o qual a ex-senadora Marina Silva pretendia concorrer às eleições presidenciais de 2014. Rede havia conseguido 442 mil assinaturas para seu registro, mas o TSE alegou que não havia cumprindo a norma que exige 492 mil assinaturas.

"Esta é legislação vigente. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu a matéria e a mim não cabe fazer comentários do Judiciário. Foi uma decisão tomada pelo Poder Judiciário e tem que ser respeitada", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosPolítica no BrasilRede SustentabilidadeReforma política

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR