Brasil

Cara nova no PT?; Operação da PF…

Dia do Juízo Final O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que, sem a aprovação da PEC do teto de gastos, o Brasil estaria próximo do “Dia do Juízo Final”, em que a falta de caixa do governo atingiria a todos os brasileiros. O parlamentar apresentou nesta terça-feira o relatório final da proposta que estabelece que […]

TEORI ZAVASCKI: Ministro do STF, que morreu nesta quinta-feira em acidente de avião, foi peça central de alguns dos mais recentes e relevantes fatos políticos no país / Andressa Anholete / Getty Images

TEORI ZAVASCKI: Ministro do STF, que morreu nesta quinta-feira em acidente de avião, foi peça central de alguns dos mais recentes e relevantes fatos políticos no país / Andressa Anholete / Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 18h57.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h18.

Dia do Juízo Final

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) disse que, sem a aprovação da PEC do teto de gastos, o Brasil estaria próximo do “Dia do Juízo Final”, em que a falta de caixa do governo atingiria a todos os brasileiros. O parlamentar apresentou nesta terça-feira o relatório final da proposta que estabelece que as despesas do governo devem ser limitadas à inflação dos 12 meses anteriores. Exceção aberta para Saúde e Educação, que mantém a regra vigente, de porcentagem sobre a receita líquida. Para ambas as pastas, a regra será alterada a partir de 2018 para acompanhar as outras. Dessa maneira, a Saúde terá 9 bilhões de reais a mais no Orçamento do que previa o texto anterior.

__ 

Aprovação ruim

De acordo com a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, o índice de aprovação do governo Temer segue ruim, com 14% de ótimo e bom. A rejeição segue estável em 39% e regular perde dois pontos, para 34%. O destaque mais negativo é o aumento daqueles que consideram o governo Temer pior que o governo Dilma, que passou de 25% para 31%. Aqueles que desaprovam sua maneira de governar passaram de 53% para 55%.

__

Enquanto isso…

O jornal Folha de S. Paulo informa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procura uma “cara nova” para a liderança do partido, no lugar de Rui Falcão. O partido sentiu o golpe depois de perder cerca de 60% das prefeituras que venceu nas eleições de 2012, de 644 para 256. Dirigentes petistas teriam indicado que o próprio Lula deveria ocupar o posto, por conta do “momento excepcional”. A discussão será realizada em reunião da executiva nacional do partido, marcada para esta quarta-feira, em Brasília.

__

Sem show

Ao rejeitar o pedido de Lula para ter julgadas no Supremo as denúncias contra ele na Operação Lava-Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki criticou a força-tarefa, chamando de “espetacularização” a entrevista coletiva em que apresentou a denúncia contra o ex-presidente pelo tríplex do Guarujá. “Se deu notícias sobre organização criminosa, colocando o presidente Lula como líder da organização criminosa, (…) mas o objeto da denúncia não foi nada disso. Essa espetacularização do episódio não é compatível nem como objeto da denúncia nem com a seriedade que se exige na operação desses fatos”, disse. A rejeição foi acompanhada por todos os integrantes da segunda turma do Supremo e, com isso, a primeira instância pode dar seguimento aos inquéritos relacionados ao ex-presidente.

__

Contra a impunidade

Enquanto isso, o juiz federal Sergio Moro disse que espera que o Supremo mantenha o entendimento que autoriza prisões de condenados na segunda instância da Justiça. “Aguardar o trânsito em julgado contribui para a impunidade dos poderosos”, disse em evento no Fórum Nacional dos Juízes Criminais, em São Paulo. “Particularmente acho que há margem para que o entendimento seja mantido” disse o juiz. A ação volta à pauta amanhã, no plenário da Corte.

__

Mais uma operação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Hidra de Lerna, que investiga dois esquemas: um de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e outro de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades. O caso envolve novamente a construtora OAS. O governador Rui Costa (PT) também é um dos investigados. A empreiteira teria feito contratos de fachada com empresas de comunicação, remunerando serviços prestados a partidos políticos. A PF chegou ao caso após três colaborações de investigados na Operação Acrônimo denunciarem desdobramentos do que era realizado em Minas Gerais — uma delas é a empresária Danielle Fontelles, da agência Pepper.

__

Um pequeno agrado

De acordo com a TV Globo, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) será empossado nesta quarta como o novo ministro do Turismo, no lugar de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A nomeação de um aliado, é um afago ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) às vésperas da primeira votação da PEC do teto de gastos no Congresso. Beltrão é cogitado no cargo desde julho, mas havia pé atrás por ser réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de fraudar a quitação previdenciária da cidade de Coruripe entre 2010 e 2011, quando era prefeito do município.

__

Quase 10 anos

Uma notícia boa, outra ruim para Renan. Nesta terça-feira, o ministro do Supremo Edson Fachin liberou para julgamento a denúncia contra o senador, que o acusa de recebimento de propina da empreiteira Mendes Júnior para passar emendas que lhe favoreciam. É o famoso caso em que a empresa pagava despesas da jornalista Monica Veloso em troca dos favores. A investigação tramita na Corte desde 2007, com denúncia formalizada pela Procuradoria-Geral da União em 2013. Caso seja aceita a denúncia, a ação deverá ser analisada pela 1ª Turma do tribunal.

__

7 bilhões

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), estimou em 7 bilhões de reais o rendimento das privatizações do Autódromo de Interlagos e o Parque Anhembi. “É um valor substantivo, cujo os recursos serão prioritariamente investidos em saúde e educação”, disse. Doria disse ainda que empresas filiadas ao Lide, entidade que lhe pertence, não serão impedidas de participar, pois não há conflito de interesse e “representam 52% do PIB”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes sociais por conteúdos publicados

Lula sanciona lei que cria cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

Congresso deve votar Orçamento até dezembro e espera liberação de emendas para os próximos dias