Brasil

Capacidade de transmissão de energia ao Sudeste preocupa

Segundo assessor da ONS, além de leiloar e colocar em operação novas usinas, o governo também deve se preocupar com a transmissão de energia


	Energia elétrica: "Provavelmente, não teremos condição de escoar toda transmissão durante o período chuvoso", afirmou, Marcelo Prais em seminário promovido pela Câmara de Comércio Americana (Amcham)
 (Agência Brasil)

Energia elétrica: "Provavelmente, não teremos condição de escoar toda transmissão durante o período chuvoso", afirmou, Marcelo Prais em seminário promovido pela Câmara de Comércio Americana (Amcham) (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2015 às 17h03.

Rio - O assessor da diretoria-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcelo Prais, demonstrou nesta segunda-feira, 21, preocupação com a instalação de linhas de transmissão que devem escoar a energia gerada em parques eólicos na região Nordeste do País para as regiões Sul e Sudeste.

"Provavelmente, não teremos condição de escoar toda transmissão durante o período chuvoso", afirmou, em seminário promovido pela Câmara de Comércio Americana (Amcham).

Ele ressalta que a previsão é de entrada de um volume expressivo de capacidade de geração na próxima década, porém, isso não seria o suficiente para garantir o pleno funcionamento do sistema elétrico.

Segundo Prais, além de leiloar e colocar em operação novas usinas, o governo também deve se preocupar com a transmissão de energia.

"Temos um sistema com um grande acréscimo de eólica. Usinas distantes como Belo Monte, enquanto o centro de carga (de consumo) é no Sudeste. Temos um desafio grande para garantir a confiabilidade do sistema", afirmou Prais.

Ele informou que "o ONS criou um grupo de trabalho para mitigar atrasos de transmissão que afetem o escoamento da geração ou a confiabilidade do sistema".

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaONSRegião NordesteServiçosSudeste

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas