Brasil

Cantareira sobe pelo 15º dia consecutivo e soma 16,3%

Cantareira já superou, dez dias antes do final do mês, a média histórica de precipitação para um mês de março


	Cantareira: sistema já superou a média histórica de precipitação para um mês de março
 (Nacho Doce/Reuters)

Cantareira: sistema já superou a média histórica de precipitação para um mês de março (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2015 às 10h28.

São Paulo - O nível do Sistema Cantareira, que abastece mais de cinco milhões de pessoas em São Paulo, registrou alta nesta sábado, após fortes chuvas de ontem. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o reservatório subiu 0,3 ponto porcentual em relação a sexta-feira e foi para 16,3% de sua capacidade. Esse é o 15º dia consecutiva em que é registrado aumento.

Houve acúmulo de 10,8 milímetros de água da chuva ontem e com esse volume o Cantareira já superou, dez dias antes do final do mês, a média histórica de precipitação para um mês de março, que é de 178 mm. Até aqui o sistema já acumula pluviometria de 180,6 mm.

Conforme o novo cálculo adotado sobre o índice do manancial, o Cantareira tem 12,7% de sua capacidade, 0,3 ponto percentual a mais do que na sexta-feira. Segundo a Sabesp, antes, para realizar o cálculo, era feita a divisão entre o volume armazenado e o volume útil, sendo que agora no cálculo é utilizada a razão entre o volume armazenado e o volume total.

Os outros cinco mananciais responsáveis pelo fornecimento hídrico em São Paulo também registraram alta. O Sistema Alto Cotia passou de 60,1% para 61,5%. O Alto Tietê foi de 22,4% para 22,5%, o Guarapiranga passou de 79,5% para 81,5% e o Rio Claro de 41% para 41,1%. O sistema Rio Grande, por fim, passou de 97,8% para 98%.

A Justiça Federal suspendeu a liminar que restringia a retirada de água do Sistema Cantareira. A decisão vale até o próximo dia 26, quando ocorrerá uma audiência de tentativa de conciliação sobre a operação do manancial em crise entre os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), autores da ação, os órgãos gestores dos reservatórios e a Sabesp.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvascidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes