Brasil

Cantareira sobe 25% em duas semanas

Cantareira: o manancial está com 24,2% da capacidade total, com um aumento de 0,4 ponto porcentual


	Cantareira: o manancial está com 24,2% da capacidade total, com um aumento de 0,4 ponto porcentual
 (Sabesp/Divulgação)

Cantareira: o manancial está com 24,2% da capacidade total, com um aumento de 0,4 ponto porcentual (Sabesp/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 13h56.

São Paulo - A quantidade de água armazenada no Sistema Cantareira, subiu 25% nas duas primeiras semanas de dezembro, segundo o relatório diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Nesta segunda-feira, 14, o manancial está com 24,2% da capacidade total, com um aumento de 0,4 ponto porcentual.

No último dia de novembro, as represas que formam o sistema que abastece 5,2 milhões de pessoas tinha um total de 191,5 bilhões de litros de água armazenada, considerando as duas cotas do volume morto.

No último domingo, 13, graças a chuva dos últimos dias que é metade do esperado para dezembro, eram 233,9 bilhões de litros.

O Alto Tietê, que abastece parte da zona leste da capital e algumas cidades da Região Metropolitana também passa por um dezembro de altas no nível de água.

Nesta segunda, o aumento foi 0,6 ponto porcentual, chegando a 19,9% da capacidade. O manancial também usa o volume morto para continuar funcionando, mas não tem uma segunda cota de reserva técnica.

A Represa Guarapiranga teve queda de 0,2 ponto porcentual e agora está com 86,7% da capacidade. Com uma capacidade de reserva bem inferior a do Cantareira, hoje o manancial abaste mais habitantes do que o reservatório em crise: 5,8 milhões de pessoas.

Outros mananciais

O Alto Cotia teve queda de 0,2 ponto porcentual, o Rio Grande manteve-se estável em 98,3% e o Rio Claro aumentou em 0,4 ponto porcentual, atingindo a marca de 67,9% da capacidade.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaSaneamento

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal