Brasil

Cantareira sobe 0,1 ponto porcentual e tem 69 dias sem queda

Mesmo sem receber chuva nas últimas 24 horas, o Sistema Cantareira registrou alta de 0,1% e chegou a 69 dias sem queda


	Sistema Cantareira: mesmo sem chuva, quantidade de água sobe e cheg aa 69 dias sem queda
 (Arquivo/Agência Brasil)

Sistema Cantareira: mesmo sem chuva, quantidade de água sobe e cheg aa 69 dias sem queda (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2015 às 11h55.

São Paulo - Mesmo sem receber chuva nas últimas 24 horas, o Sistema Cantareira registrou alta de 0,1 ponto porcentual no volume armazenado neste sábado. Segundo os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o manancial, que é o mais prejudicado pela crise hídrica na região metropolitana, chegou a 19,9% de sua capacidade. É o 69º dia que o Cantareira fica sem registrar queda na reserva de água.

Pelo novo método de cálculo usado pela Sabesp, o Cantareira passou de 15,3% para 15,4%. Há algumas semanas, a Sabesp passou a divulgar esse novo índice para a contagem da reserva do sistema, após pressão do Ministério Público Estadual.

Na prática, tanto a antiga metodologia quanto a nova consideram o mesmo volume de água armazenada disponível. O que muda é a base de comparação. Na antiga, a porcentagem é resultado da divisão do volume armazenado pelo volume útil, que desconsidera as reservas técnicas, chamadas de volume morto. Na nova metodologia, a água disponível no manancial é comparada ao volume total, que traz a capacidade do Cantareira incluindo os volumes mortos 1 e 2.

Outros mananciais

O Sistema Guarapiranga, que é hoje o principal no abastecimento da região metropolitana de São Paulo, registrou queda de 0,1 ponto porcentual neste sábado e chegou a 84,0% de sua capacidade. Os sistemas do Alto Tietê e do Rio Grande ficaram estáveis, respectivamente em 22,2% e 97,0%. Rio Claro e Alto Cotia também não registraram oscilação e estão respectivamente com 45,4% e 65,0% de suas capacidades.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvascidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas