Brasil

Cantareira fecha o mês com metade das chuvas esperadas

O sistema voltou a cair 0,1 ponto porcentual após ter se mantido estável por um dia


	Cantareira: nesta quinta, o sistema opera com 19,9% da capacidade, ante 20% no dia anterior
 (Divulgação/Sabesp)

Cantareira: nesta quinta, o sistema opera com 19,9% da capacidade, ante 20% no dia anterior (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2015 às 11h08.

São Paulo - O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 5,4 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, voltou a cair 0,1 ponto porcentual após ter se mantido estável por um dia, segundo aponta relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quinta-feira, 30.

O reservatório encerra o mês de abril com apenas metade do regime de chuva esperado para o período.

O principal manancial de São Paulo chegou a passar 85 dias sem registrar nenhuma baixa - sequência que foi interrompida no início da semana. Nesta quinta, o sistema opera com 19,9% da capacidade, ante 20% no dia anterior.

Sobre a região do Cantareira choveu pouco nas últimas 24 horas: apenas 0,2 milímetros. Por sua vez, a pluviometria acumulada do mês foi de 45,3 milímetros. O índice representa 50,4% da média histórica de abril, de 89,8 mm.

Considerando o índice negativo do sistema, que passou a ser divulgado pela Sabesp após determinação da Justiça, o nível do Cantareira se manteve com - 9,3% da capacidade, o mesmo do dia anterior.

Outros sistemas

Além do Cantareira, o Sistema Guarapiranga, que atende 5,8 milhões de paulistas, também registrou perda no volume armazenado de água. O reservatório teve baixa de 0,2 ponto porcentual e está com 81,8% da capacidade.

Os sistemas Alto Tietê, Alto Cotia e Rio Grande, que juntos abastecem 6,3 milhões de pessoas, se mantiveram estável com 22,3%, 65,5% e 95,6%, respectivamente. No caso do Alto Tietê, o cálculo considera uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água.

Já o Rio Claro foi o único a subir: 1,9 ponto porcentual. O manancial opera nesta quinta com 49,8% da capacidade, contra 47,9% do dia anterior. Sobre a região, a chuva registrada foi de 37,8 mm.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas