Brasil

Candidatos de Alagoas disputam votos de 1,9 mi de eleitores

Futuro governador terá de encarar o pior Índice de Desenvolvimento Humano do país


	Mirante de Maceió, Alagoas, com alguns artefatos à venda: quase 2 milhões de eleitores do estado votarão nas eleições em outubro
 (Ana Paula Hirama/Flickr/Creative Commons)

Mirante de Maceió, Alagoas, com alguns artefatos à venda: quase 2 milhões de eleitores do estado votarão nas eleições em outubro (Ana Paula Hirama/Flickr/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 13h11.

Brasília - O futuro governador de Alagoas terá pela frente o desafio de administrar o estado com o maior índice de violência do país, com 64 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é 29 por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência.

O futuro governador terá de encarar o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com 102 municípios e uma população estimada em mais de 3,3 milhões, o eleitorado apto a votar este ano soma 1.995.727, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A base da economia está na agropecuária, que tem como principais produtos a cana-de-açúcar e o coco-da-baía. O folclore é um dos mais ricos do país.

Na corrida pelo governo estadual, o policial militar Adroaldo Freitas Goulart Filho, o coronel Goulart, de 58 anos, é o candidato pelo PEN. Ele tem como companheiro de chapa o capitão Bulhões.

O senador Benedito de Lira, mais conhecido como Biu, é o candidato pelo PP. Com 72 anos, o senador, natural de Junqueiro (AL), já ocupou o cargo de deputado federal e, pela primeira vez, disputa o governo estadual, em uma coligação com nove partidos. Como companheiro de chapa, Biu tem Alexandre Toledo (PSB).

Nascido em Maceió, o servidor público federal e historiador, Golbery Lessa, 47 anos, concorre pelo PCB. Como vice, está o professor universitário Fernando Medeiros.

O professor universitário Jeferson Piones também está na corrida pelo governo do estado. Ele disputa o cargo pelo PRTB e tem como candidato a vice James.

Pelo PTC, disputa o governo alagoano o advogado Joathas Albuquerque, de 50 anos, junto com a servidora pública federal Marineide Messias, candidata a vice.

Representando o PMDB está o deputado federal Renan Filho, de 35 anos. Ele é filho do presidente do Senado, Renan Calheiros. Economista, foi prefeito do município alagoano de Murici por duas vezes, 2005 a 2008 e 2009 a 2010. Como candidato a vice está o engenheiro Luciano Barbosa.

O vereador Luciano Balbino tem 38 anos e é candidato do PTN. Natural de Satuba, Balbino tem o policial militar Pericles Cabral.

Pelo PSDB, Eduardo Tavares, de 59 anos, está na disputa. Integrante do Ministério Público e ex-secretário estadual de Defesa Social, Tavares tem Gilvan Barros em sua chapa. É natural de Traipu. Na semana passada, Tavares anunciou a desistência da candidatura. No entanto, sua candidatura ainda aparece registrada no sistema da Justiça Eleitoral.

Completando a lista de candidatos ao governo estadual está o representante do PSOL, o agrônomo Mário Agra, 58 anos. O candidato a vice-governador é Paulo Bob.

Acompanhe tudo sobre:AlagoasEleiçõesEleições 2014GovernadoresIDHPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas