Brasil

10 números preocupantes sobre câncer de mama no Brasil e no mundo

Nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer de Mama, data que relembra a importância de prevenir e tratar a doença

Câncer de mama: tipo de câncer mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo (Foto/Thinkstock)

Câncer de mama: tipo de câncer mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo (Foto/Thinkstock)

Bárbara Ferreira Santos

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 19 de outubro de 2016 às 10h59.

São Paulo – Esta quarta-feira (dia 19 de outubro) é marcada como o Dia Internacional do Câncer de Mama, data que relembra a importância da prevenção da doença. Este mês é chamado em todo o mundo de “Outubro Rosa”, uma campanha mundial para disseminar informações sobre o tema.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

A previsão do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama também pode afetar homens, embora os casos sejam considerados raros.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca e do Ministério da Saúde. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

Veja a seguir 10 números que mostram o quão importante é se informar, prevenir e combater o câncer de mama:

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:BrasilCâncerSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas