Brasil

Campos Neto vai ao Senado para explicar taxa de juros nesta terça, 25

Presidente do BC também deverá esclarecer erro na série de câmbio contratado entre 2021 e 2022 no valor de US$ 14,5 bilhões

Campos Netos vai ao Senado para explicar taxa de juros nesta terça, 25 (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Campos Netos vai ao Senado para explicar taxa de juros nesta terça, 25 (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Izael Pereira
Izael Pereira

Reporter colaborador, em Brasília

Publicado em 25 de abril de 2023 às 02h17.

Última atualização em 25 de abril de 2023 às 08h43.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve comparecer nesta terça-feira, 25, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para prestar informações sobre a atual taxa de juros (Selic). Os senadores também esperam ouvir explicações sobre o erro ocorrido na série de câmbio contratado entre 2021 e 2022, e que foi constado neste ano. A audiência pública está marcada para as 9h.

O convite para Campos Neto comparecer à audiência atende a um pedido de requerimento do presidente da CAE, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Na justificativa, ele alega que a atual taxa Selic, atualmente fixada em 13,75% ao ano, vem sendo criticada por ser considerada muito elevada pela atual equipe econômica do governo federal. Vanderlan, pontua que a taxa Selic depende da avaliação de riscos e oportunidades do cenário macroeconômico feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Ainda de acordo com o senador, quando a taxa Selic aumenta, o acesso ao dinheiro pela população, tanto por linhas de crédito, empréstimos ou financiamentos, fica reduzido.

“Assim, o consumidor deixa de fazer gastos maiores para poupar no período de alta inflacionária. A longo prazo, essa estratégia tende a frear a inflação para que seja possível gerar uma oferta mais barata de acordo com a demanda reduzida”, afirma o senador. Para o parlamentar, o atual patamar da taxa básica de juros tem gerado muito debate na área econômica sobre a obrigação de o Banco Central reduzir o índice.

Acompanhe ao vivo Roberto Campos Neto no Senado

yt thumbnail

Erro na série de câmbio contratado entre 2021 e 2022

Campos Netos também deverá prestar esclarecimentos sobre erro ocorrido na série de câmbio contratado nas estatísticas do setor externo do Banco Central, no período de outubro de 2021 a dezembro de 2022, referente ao total de US$ 14,5 bilhões. O erro na compilação dos dados do fluxo cambial (ou seja, o volume de dólares que entram e saem do país) foi constatado em janeiro de 2023.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), autor do requerimento, pede que Campos Neto esclareça o que permitiu o erro e a sua permanência por mais de um ano, quais providências foram adotadas para correção, quais foram os impactos negativos dessa falha na economia e que ações o BC está tomando para “aperfeiçoar os controles internos da instituição frente à sua clara insuficiência”.

Com informações de Agência Senado

Acompanhe tudo sobre:Roberto Campos NetoSelicSenadoLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso