Brasil

Campinas-SP cancela 9 mil carnês de IPTU

Carnês de 15 bairros da cidade serão refeitos por possíveis abusos de preços


	IPTU: o imposto foi reajustado em até 200% na cidade de Campinas em 2012
 (Stock.Xchange)

IPTU: o imposto foi reajustado em até 200% na cidade de Campinas em 2012 (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 21h36.

Campinas - A Prefeitura de Campinas (SP) cancelou os boletos de pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 9 mil contribuintes por causa de um aumento aprovado no final de 2012 que atingiu áreas nobres da cidade, como a Avenida Norte Sul, o bairro Parque Prado e o entorno do shopping Galleria.

O cancelamento foi anunciado nesta segunda-feira pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), e beneficia imóveis de 15 bairros da cidade. "Vamos refazer esses carnês. Levei em consideração a insegurança jurídica e possíveis abusos de preços elevados na cobrança do imposto", afirmou Jonas.

No ano passado, a prefeitura reajustou em até 200% o valor do IPTU de imóveis nas áreas de maior valorização por metro quadrado. "A Secretaria de Finanças me informou que a majoração foi feita dentro de um critério conservador. Mas na dúvida, preferi decidir pelo contribuinte", disse o prefeito ao comunicar a reemissão dos carnês para esses contribuintes, sem o reajuste.

Os novos boletos devem chegar em até 15 dias, segundo a Secretaria de Finanças. Os prazos para pagamentos, que venciam em 7 e 8 de fevereiro, também serão prorrogados para fim de fevereiro, começo de março, segundo o prefeito.

O cancelamento do aumento representa uma perda de aproximadamente R$ 27 milhões para a prefeitura. Ao todo, Campinas estima em 2013 arrecadar R$ 368 milhões com o imposto de 416 mil contribuintes. O aumento concedido com base na faixa de valorização dos imóveis fez com que áreas nobres tivessem o tributo quase triplicado. Apesar dos maiores valores estarem concentrados em áreas de classe alta, há bairros como o Parque Jambeiro, periferia da cidade, em que o valor pago saltou em até 180%.

Acompanhe tudo sobre:Campinascidades-brasileirasEstado de São PauloImpostosIPTULeão

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas