Brasil

Campinas confirma 90 bebês infectados com tuberculose

Os bebês foram contaminados após contato direto ou indireto com uma enfermeira que estava doente e não sabia


	Teste de tubercuolose: de acordo com a secretaria, desde setembro de 2012, a doença se desenvolveu em 14 crianças.
 (Alexander Joe/AFP)

Teste de tubercuolose: de acordo com a secretaria, desde setembro de 2012, a doença se desenvolveu em 14 crianças. (Alexander Joe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2013 às 17h07.

São Paulo – Dos 1.054 bebês nascidos entre janeiro e junho de 2012 no hospital particular Madre Theodora, em Campinas, no interior de São Paulo, foi confirmada a infecção latente de tuberculose em 90 deles, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Os bebês foram contaminados após contato direto ou indireto com uma enfermeira que estava doente e não sabia. A infecção latente é quando o bacilo está presente, mas a doença não se desenvolve. A infecção se espalhou porque uma enfermeira que trabalha no hospital particular estava doente e não sabia.

De acordo com a secretaria, desde setembro de 2012, a doença se desenvolveu em 14 crianças. Ainda faltam 13 bebês para serem examinados.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), os bebês, que desenvolveram a doençã, estão sendo tratados, por um período de seis meses, com antibióticos, disponíveis somente no Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital informou que está custeando o medicamento e exames feitos em clínicas particulares.

A enfermeira, que estava de férias em julho, não retornou ao trabalho e ainda está em licença médica. O foco da doença já foi controlado e os bebês não podem transmiti-lá.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasSaúdeDoençasEpidemiasCampinasTuberculose

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha