Brasil

Campanha publicitária pós-carnaval estimula testes de AIDS

Estima-se que mais de 250 mil brasileiros não sabem que estão infectados pelo vírus HIV

O público-alvo da campanha é o jovem homossexual de 15 a 24 anos (Divulgação)

O público-alvo da campanha é o jovem homossexual de 15 a 24 anos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às 22h48.

Brasília - O Ministério da Saúde iniciou na TV aberta a segunda parte da campanha de combate à AIDS, que começou antes do carnaval. A ideia agora é estimular o folião que teve relação sexual sem preservativo nos dias da festa do Rei Momo a procurar uma unidade de saúde para fazer o teste de AIDS.

No vídeo, um rapaz encontra um bilhete de uma pessoa com quem teve relação sexual e um pacote de camisinha, em alusão à possibilidade de a relação ter sido desprotegida. Ele, então, pede ajuda a um elefante para ir ao local onde pode fazer o exame de diagnóstico da doença, em referência à crença popular de que o animal tem boa memória. O filme pode ser visto na página na internet do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do ministério.

Estima-se que mais de 250 mil brasileiros não sabem que estão infectados pelo vírus HIV, conforme dados de 2010, do Ministério da Saúde. Em 2012, o governo federal prevê fazer 3,4 milhões de exames rápidos antiAIDS, que dão o resultado dentro de 10 a 15 minutos.

O público-alvo da campanha é o jovem homossexual de 15 a 24 anos. Dados do ministério mostram que o número de casos de AIDS entre gays dessa faixa etária cresceu 10%. Em 2010, para cada 16 homossexuais com a doença existiam dez heterossexuais. Em 1998, a relação era 12 para dez respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:AidsDoençasEpidemiasGovernoSaúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas