Brasil

Abaixo-assinado contra Renan ultrapassa 200 mil assinaturas

Petição "Ficha Limpa no Senado - Renan Não", da ONG Rio de Paz, recolhe assinaturas contra a candidatura do senador à presidência da Casa, na qual é favorito


	Renan Calheiros (PMDB): apesar de protestos e denúncias, continua franco favorito para se tornar novamente presidente do Senado Federal, cargo ao qual renunciou em 2007
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Renan Calheiros (PMDB): apesar de protestos e denúncias, continua franco favorito para se tornar novamente presidente do Senado Federal, cargo ao qual renunciou em 2007 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 13h24.

São Paulo - Favorito para se tornar novamente presidente do Senado na eleição que acontece amanhã, Renan Calheiros (PMDB-AL) começa a ver crescer a oposição contra seu nome na internet. O abaixo assinado no site de mobilização social Avaaz, que pede a escolha de um nome Ficha Limpa para o cargo, já conta com mais de 230 mil assinaturas

A petição foi criada pela ONG Rio de Paz para evitar que Renan Calheiros seja eleito presidente da Casa no pleito marcado para às 10h desta sexta.

O senador renunciou ao mesmo cargo em 2007, quando se envolveu em denúncias de que um lobista pagava a pensão de sua filha com a jornalista Mônica Veloso. Após a saraivada de denúncias que se seguiram, sua sustentação no cargo ficou impossível.

Renan, no entanto, foi absolvido de uma possível cassação pelo plenário da Casa duas vezes. E agora pretende chefiar o Senado novamente.

No texto da petição, que a Rio de Paz afirma que será lido no plenário "por senadores que se opõem a Renan", é lembrado que o parlamentar alagoano "acaba de ser denunciado criminalmente ao STF pelo Procurador-Geral da República".

"Fazemos um apelo aos Senhores Senadores para que escolham um presidente ficha-limpa, comprometido com o desenvolvimento social e que seja capaz de dirigir o Senado com independência e dignidade", diz a petição.

A página no site da Avaaz já conta com mais de 67 mil compartilhamentos no Facebook.

Acompanhe tudo sobre:Abaixo-assinadosAmérica LatinaCorrupçãoDados de BrasilEscândalosFraudesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária