Brasil

Caminhada homenageia vítimas de incêndio da Boate Kiss

Com faixas, cartazes e camisetas, familiares levaram fotos dos jovens e pediam punição aos acusados


	Boate Kiss: o incêndio na boate ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais de 620 feridas
 (REUTERS/Ricardo Moraes)

Boate Kiss: o incêndio na boate ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais de 620 feridas (REUTERS/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 15h27.

Santa Maria - A uma semana de completar um ano da tragédia de Santa Maria, cerca de 300 familiares e amigos deram início, hoje (20), a uma série de homenagens às 242 vítimas do incêndio na Boate Kiss.

Pela manhã, eles promoveram caminhada silenciosa da Igreja Nossa Senhora de Fátima até o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, onde o arcebispo do município, dom Helio Rupert, celebrou uma missa.

Emocionado, o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, disse que o ato foi importante para chamar a atenção do Poder Público.

“Não podemos deixar cair no esquecimento. Viemos aqui homenagear nossos filhos e cobrar mudanças”.

O coral da Universidade Federal de Santa Maria participou da celebração, marcada também por pedidos de justiça.

Com faixas, cartazes e camisetas, familiares levaram fotos dos jovens e pediam punição aos acusados. Hoje, ninguém está preso.

Os quatro principais acusados, os sócios da boate, Elissandro Calegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor do grupo, Luciano Augusto Bonilha Leão, foram soltos em maio.

Também em memória dos jovens mortos no incêndio, ocorrerá a partir de sábado (25) o 1º Congresso Internacional Novos Caminhos, que debaterá a prevenção e a segurança para que não acorram novas tragédias.

O encontro terminará no dia 27, quando o incêndio da Kiss completa um ano. O dia será dedicado a uma série de homenagens.

O incêndio na Boate Kiss ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais de 620 feridas.

O fogo começou durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, quando um dos músicos acendeu um artefato pirotécnico no palco.

A espuma usada para abafar o som do ambiente era imprópria para uso interno e produziu substâncias tóxicas, como cianeto, o que causou a maioria das mortes.

A boate funcionava com documentação irregular e estava superlotada.

Acompanhe tudo sobre:Incêndio de Santa MariaIncêndiosRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Senado aprova projeto que libera emendas bloqueadas em primeira sessão presidida por Alcolumbre

Entenda os argumentos da PGR para denunciar Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe

Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Sudeste e Centro-Oeste, diz ONS

Todos têm direito à presunção de inocência, diz Lula ao comentar denúncia de Bolsonaro