Brasil

Câmara troca comando do Conselho de Ética, e aliado de Bolsonaro assume presidência

Posto ficará com o deputado Fábio Schiochet (União-SC)

Mudança no comando: Fábio Schiochet substitui Leur Lomanto Júnior na presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados (Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Mudança no comando: Fábio Schiochet substitui Leur Lomanto Júnior na presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados (Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 1 de julho de 2025 às 17h36.

Tudo sobreCâmara dos Deputados
Saiba mais

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados elegeu hoje, 1°, o deputado Fabio Schiochet (União-SC) como novo presidente do colegiado.

Composto por 21 membros titulares e igual número de suplentes, cabe ao órgão tratar das penalidades disciplinares em casos de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar no âmbito da Câmara. Entre as punições aplicáveis estão a suspensão e a perda do mandato.

O mandato de Schiochet terá duração de dois anos. O novo presidente já ocupou o cargo de secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2020 e também presidiu as comissões de Minas e Energia; e de Defesa do Consumidor.

Ao ser escolhido, o deputado disse que o momento mais difícil da atuação do colegiado é decidir pela cassação do mandato parlamentar. "O pior momento para este Conselho é cassar o voto popular de quem chegou aqui pelas urnas. Nós não podemos admitir que a nossa democracia, que o nosso respeito e que esta Casa sejam atacadas por parlamentares que fazem parte desse contexto", afirmou.

Desafios e representações no Conselho de Ética

Nos últimos dois anos, o Conselho de Ética recebeu 35 representações contra parlamentares. Schiochet assume a vaga no lugar de Leur Lomanto Júnior (União-BA), que encerra seu mandato à frente do colegiado.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosÉticaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Fux vota para absolver Bolsonaro de todos os crimes apontados pela PGR

Votação de PL que autoriza venda de medicamentos sem prescrição em supermarcados é adiada

Dino pede investigação à PF por ameaças nas redes após voto para condenar réus da trama golpista

Homem tenta invadir Palácio do Planalto, em Brasília, leva dois tiros de borracha e é preso