Brasil

Câmara não pode julgar Temer e ministros no atacado, diz deputado

Para Carlos Zarattini, o fatiamento da denúncia é importante para avaliar a responsabilidade de cada um dos acusados na peça encaminhada pela PGR

Carlos Zarattini: "Vamos avaliar um a um. Não pode julgar no atacado" (Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara)

Carlos Zarattini: "Vamos avaliar um a um. Não pode julgar no atacado" (Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de setembro de 2017 às 18h44.

Brasília - O líder da bancada do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), engrossou o coro da oposição à favor do desmembramento da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência).

Para o deputado, o fatiamento é importante para avaliar a responsabilidade de cada um dos acusados na peça encaminhada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). "Vamos avaliar um a um. Não pode julgar no atacado", disse o petista.

Embora o discurso oficial do governo é de dar celeridade à tramitação da nova denúncia, Zarattini concluiu que, ao não se esforçar para dar quórum pela segunda vez na sessão de leitura da peça acusatória, o governo demonstra o contrário.

"O governo não está com pressa, ao que parece", comentou.

Há um imbróglio jurídico sobre o trâmite processual da ação na Câmara. A Secretaria Geral da Mesa Diretora (SGM) decidiu que vai mandar a peça conjunta para a Comissão de Constituição e Justiça, mas parlamentares da oposição e da própria base querem que a denúncia seja desmembrada.

Se não houver consenso com a presidência da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do colegiado, Rodrigo Pacheco (PMDB-RJ), não descarta a possibilidade de recorrer ao STF para dirimir a dúvida.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEliseu PadilhaMichel TemerMoreira FrancoOposição políticaPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Bolsonaro diz que médico trata o caso dele como grave e que foi 'derrubado pelo próprio corpo'

Bolsonaro deve ser operado em Brasília neste domingo

Percepção de violência aumentou mais em SP do que no restante do país, afirma Datafolha

Após visitar Bolsonaro, senador afirma que ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea