Brasil

Câmara fará esforço concentrado com 38 projetos

Da próxima segunda até quinta, deputados querem votar 7 PECs, projeto sobre revisão do Simples nacional e conclusão de destaques do Plano Nacional de Educação


	Câmara: parlamentares querem aprovar máximo de matérias antes do recesso de julho
 (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Câmara: parlamentares querem aprovar máximo de matérias antes do recesso de julho (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 18h02.

Brasília - Às vésperas da Copa do Mundo, a Câmara dos Deputados tentará votar 38 projetos em quatro dias. Da próxima segunda (2) até quinta-feira (5), os deputados pretendem votar sete Propostas de Emenda à Constituição (PECs), o projeto que trata da revisão do Simples nacional e a conclusão dos destaques do Plano Nacional de Educação (PNE) na "semana do esforço concentrado".

Os parlamentares querem aproveitar esses dias para aprovar o máximo de matérias antes do recesso de julho.

A pauta dos parlamentares inclui também propostas como a que proíbe o uso de animais em atividades de ensino, pesquisas e testes laboratoriais; a que trata da política de valorização de longo prazo do salário mínimo; a Lei da Informática; a que dispõe sobre criação e desmembramento de municípios e a que cria regras para registro e fiscalização de organizações não governamentais (ONGs).

Entre a lista de PECs, estão a do Orçamento Impositivo, a que prorroga por mais 50 anos a vigência da Zona Franca de Manaus, a que acaba com a cobrança previdenciária sobre proventos de servidores públicos aposentados e a que impõe a perda automática de mandato em casos de condenação por crime contra a administração pública.

Copa

A Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara já montou um calendário de sessões para o período da Copa do Mundo a partir da segunda semana de junho.

Não haverá sessões nos dias de partidas do Brasil no campeonato e das seleções que jogarem em Brasília.

Na segunda e na quarta semana do próximo mês, os deputados terão sessões deliberativas somente às terças e quartas-feiras.

Na terceira semana haverá apenas três dias de sessões destinadas exclusivamente a debates.

De 1º a 17 de julho, as sessões deliberativas acontecerão de terça à quinta-feira. O recesso parlamentar começa no dia 18 de julho.

Com o fim do recesso e o período de campanha eleitoral, os deputados devem diminuir ainda mais o ritmo de trabalho no segundo semestre.

O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), estuda a possibilidade de realizar, a partir de agosto, sessões apenas em dois dias da semana e a cada duas semanas.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCopa do MundoEsportesFeriadosFutebolGovernoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar