Brasil

Câmara elege integrantes da Mesa Diretora pelos próximos dois anos

Os partidos do bloco de apoio ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ficaram com quatro das seis vagas de titulares

Plenário da Câmara dos Deputados (Adriano Machado/Reuters)

Plenário da Câmara dos Deputados (Adriano Machado/Reuters)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 13h47.

A Câmara elegeu nesta quarta-feira, 3, os deputados que farão parte da nova Mesa Diretora, com três dos sete postos titulares ocupados por mulheres, um recorde de participação feminina. Com o novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), os dois vice-presidentes e quatro secretários eleitos serão responsáveis pela condução dos trabalhos legislativos e por decisões administrativas e orçamentárias da Câmara pelos próximos dois anos.

Os partidos do bloco de apoio a Lira ficaram com quatro das seis vagas de titulares, além da presidência da Casa: as duas vice-presidências e duas secretarias, a terceira e a quarta. O outro bloco, que apoiava Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência, ficou com dois cargos titulares: a primeira e a segunda secretarias. As quatro suplências foram divididas igualmente, duas para cada. 

Para a primeira vice-presidência foi eleito o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), único candidato registrado, que recebeu 396 votos. A segunda vice-presidência, cargo que ficou nas mãos do PSD, ficou com André de Paula (PSD-PE). Candidato oficial da bancada, ele teve 270 votos. Os outros dois nomes, que se lançaram como avulsos, Delegado Éder Mauro (PSD-PA) e Júlio Cesar (PSD-PI), tiveram 121 e 43, respectivamente.

A primeira secretaria ficou com o deputado Luciano Bivar (PSL-PE), candidato oficial do partido, com 298 votos. O deputado Léo Motta (PSL-MG) se candidatou como avulso e teve 170 votos. A deputada Rose Modesto (PSDB-MS) ficou com a terceira secretaria e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), com a quarta. As duas foram candidatas únicas, conforme o acordo feito entre os partidos.

A disputa pela segunda secretaria foi a única que precisou de uma segunda rodada de votação. A disputa ficou entre Marília Arraes (PT-PE), que se candidatou como avulsa, e João Daniel (PT-SE), candidato oficial do partido. A vencedora foi Marília Arraes, com 192 votos, mesmo sem apoio oficial do PT. João Daniel teve 168. No primeiro turno, o resultado ficou quase empatado: 172 para a deputada e 166 para o deputado.

Paulo Guedes (PT-MG), que também se lançou como avulso para a segunda secretaria, teve 54 votos na primeira rodada. As suplências ficaram com Eduardo Bismarck (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Alexandre Leite (DEM-SP) e Cassio Andrade (PSB-PA). 

Distribuição

A definição da Mesa Diretora foi conturbada. Apesar do acordo anunciado por Lira na terça-feira, 2, seis deputados lançaram candidaturas avulsas. Assim que foi eleito, no dia 1º, Lira anulou a criação do bloco partidário que sustentava a campanha do rival, Baleia Rossi (MDB-SP), por um atraso no registro. Sem bloco formalizado, o grupo de dez partidos perdeu a prioridade na escolha de cargos e ameaçou travar a pauta de votações, caso o presidente não voltasse atrás.

Diante da repercussão da mudança, a distribuição dos cargos foi rediscutida em reunião entre líderes partidários na última terça-feira. A decisão foi a seguinte: das dez vagas disponíveis duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências —, seis ficariam com o bloco de Lira: quatro de titulares e duas de suplentes. As outras quatro (duas titulares e duas suplentes) seriam ocupadas por deputados do bloco de oposição. Nesse ponto, o acordo foi mantido.

Segundo Lira, o combinado era que, definidos os cargos e os nomes oficiais, não fossem lançados candidatos avulsos — ou seja, sem aval do partido. Cada bancada lançaria um candidato. “Tinha-se o acordo de não termos candidaturas avulsas ou de priorizarmos as candidaturas oficiais”, lembrou Lira, no plenário. Ainda assim, nem todos os partidos cumpriram o acordo. Na eleição, vários deputados lançaram candidaturas avulsas, fora do combinado. 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos Deputados

Mais de Brasil

Metanol fatal em bebidas é sobra de etanol apreendido com PCC, diz especialista em combate a fraudes

Previsão do tempo: Primavera com 'cara' de verão? SP deve ter calor em todos os dias desta semana

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir de responsabilização judicial

Vai ter feriado em outubro? Veja calendário do mês